Uma abordagem etnomatemática do perfil do professor de matemática, das escolas indígenas, da região noroeste do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117019185Schlagworte:
Etnomatemática, Educação, Professor, IndígenasAbstract
Sabe-se que a visão sobre a matemática ensinada nas aldeias indígenas é diferente das ensinadas nas escolas regulares. Neste sentido, o trabalho da etnomatemática ao dialogar com os povos indígenas, é o de fazer com que valorizem cada vez mais sua cultura, reconhecendo suas construções e suas produções e evitando conflitos culturais que resultam da introdução da ‘matemática do branco’ na educação indígena. Desta forma, o presente artigo busca caracterizar o processo de ensino-aprendizagem de matemática, na educação escolar indígena,das diferentes reservas da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, sob o olhar da etnomatemática, destacando, o perfil do professor. Foram realizadas entrevistas com seis professores de matemática das escolas indígenas de Iraí, Liberato Salzano e Planalto. Muitas são as dificuldades apresentadas no ensino de matemática nas escolas indígenas e, quando questionados, os professores relataram diversas. Além dos conteúdos, foram destacadas outras dificuldades como influência da mídia, falta de concentração dos alunos e antipatia com a disciplina. Destaca-se a grande importância desta pesquisa para a comunidade em geral, onde passa-se a ter conhecimento a respeito da vida profissional dos professores das escolas indígenas, no que diz respeito a matemática, bem como em relação ao perfil deste profissional.Downloads
Literaturhinweise
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