ESPAÇOS VERDES MEDICINAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DAS MISSÕES, RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117010741Schlagworte:
Cultivo, Plantas Medicinais, Etnobotânica.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/2236117010741
A utilização de plantas pelas civilizações faz parte da cultura, como resultado das experiências de gerações passadas, que foram transmitidas por meio de aprendizagem consciente e inconsciente. Este trabalho teve por objetivo a implantação de espaços verdes medicinais em três escolas públicas do município de Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul. As atividades foram desenvolvidas no período de abril a dezembro de 2012 e envolveram toda a comunidade escolar. O levantamento dos dados foi feito com a aplicação de questionários e a partir desse foram desenvolvidas palestras, oficinas e o cultivo de espécies medicinais, condimentares e aromáticas. O trabalho permitiu a integração entre a universidade e as escolas e tornou possível associar o conhecimento empírico ao científico, e, assim, não só despertar cuidados com a saúde, mas também o interesse em usar e preservar a flora medicinal.
Downloads
Literaturhinweise
AMOROZO, M. C. M. Abordagem etnobotânica na pesquisa de plantas medicinais. In: DI STASI, L.C. (Org.) Plantas medicinais: arte e ciência. Um guia de estudos interdisciplinar. São Paulo: UNESP. 1996.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Ministério da Saúde/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Assistência Farmacêutica. Brasília, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações para implantação e implementação de hortas escolares. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/ Ministério da Educação. Brasília, 2007.
DI STASI, L. C. Plantas medicinais: arte e ciência. Um guia de estudo interdisciplinar. São Paulo:
UNESP. 1996.
EFFTING, T. R. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: Realidade e Desafios. Marechal Cândido Rondon, 2007. Monografia (Pós Graduação em Lato Sensu Planejamento Para o Desenvolvimento Sustentável) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon, 2007.
FETTER, S. I.; MULLER, J. Agroecologia, merenda escolar e ervas medicinais – Resgatando valores no ambiente escolar. Revista Brasileira de Agroecologia, Porto Alegre, v. 2, n.1, p. 18-321, 2007.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação. 13.ed. São Paulo: Paz e Terra. 2006.
GARLET, T. M. B. Levantamento das plantas medicinais utilizadas no município de Cruz Alta,
RS, Brasil. Porto Alegre, PPG Botânica/UFRGS, Dissertação Mestrado, 220p. 2000.
LEITA, M. T. F.; NUNES, B. M. V. T. Centro rural universitário de treinamento e ação comunitária – Um resgate histórico 1975-1986. Texto & Contexto Enfermagem. Florianópolis, v.18, n.3, p.427, 2009.
MATOS, E.; DE QUEIROZ, L. P. Árvores para cidades. Salvador: Ministério Público do Estado da
Bahia, 2009.
MORGADO, F. S.; SANTOS, M. A. A. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão. v.5, n.6, 2009.
NEVES, J. D. S.; SILVA, C. G.; BARROS, R. P. Experiência de Gestão e Educação Ambiental no projeto Farmácia Viva em duas Escolas. In: Anais… 1º SIMAGA – Simpósio Alagoano de Gestão Ambiental, Arapiraca-AL, Brasil, 31 maio a 04 de junho de 2010, UNEAL/CAMPUS I, p. 21-30. CD ROM ISSN 2177-7268.
PHILLIPS, O.; GENTRY, A. H. The useful plants of Tambopata, Peru: I. Statistical hypotheses tests with a new quantitative technique. Economic Botany, v. 47, n. 1, p. 15-32, 1993.
ROCHA, R. M. G. A Construção do Conceito de Extensão Universitária na America Latina. In: Construção Conceitual da Extensão na America Latina. FARIA, D.S (Org). Brasília: UNB. p.13-29, 2001.
ROSSATO, A.; CHAVES, T. R. C. Fitoterapia Racional: Aspectos Taxonômicos, Agroecológicos,
Etnobotânicos e Terapêuticos. Florianópolis: DIOESC. v.1, 2012.
SILVA, C. G.; NEVES, J. D. S.; BARROS, R. P. Atividades de extensão universitária na formação de professores de ciências biológicas: uma narrativa do projeto farmácia viva e educação ambiental. V Colóquio Internacional “Educação e contemporaneidade”. São Cristóvão – Se/Brasil – 21 a 23 de
Setembro de 2011.
VENDRÚSCOLO, G. S.; MENTZ, L. A. Levantamento etnobotânico das plantas utilizadas como medicinais por moradores do bairro Ponta Grossa, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Iheringia Série Botânica v. 61, p.83-103, 2006.