Controle social e indicadores educacionais em municípios cearenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133870628

Palavras-chave:

Controle Social, Transparência Municipal, Indicadores Educacionais

Resumo

Neste texto, apresenta-se resultado de estudo pelo qual se analisou a relação entre controle social e indicadores educacionais. Para tanto, foram investigados os 184 municípios cearenses, no período de 2016 a 2018. O controle social foi medido pelo índice transparência municipal e os indicadores educacionais considerados foram desempenho no Spaece, taxa de aprovação, taxa de abandono e distorção idade/série. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, correlação de Pearson, Anova e teste Tukey. Os resultados indicam que há relação entre controle social e indicadores educacionais, de modo que melhores indicadores educacionais estão associados a um maior nível de transparência municipal.

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Biografia do Autor

Lara Loiola Marques, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Cíntia Vanessa Monteiro Germano Aquino, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

Clayton Robson Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

12-08-2022

Como Citar

Marques, L. L., Aquino, C. V. M. G. ., & Silva, C. R. M. da. (2022). Controle social e indicadores educacionais em municípios cearenses. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e706258, p. 1–19. https://doi.org/10.5902/2318133870628