Modernização da gestão pública, reforma educacional e avaliação no Rio Grande do Norte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133867316

Palavras-chave:

modernização administrativa, reforma da educação, avaliação da educação básica.

Resumo

Este estudo teve por objetivo abordar aspectos estruturantes da reforma educacional deflagrada pelo Estado do Rio Grande do Norte, no âmbito do Projeto RN Sustentável, situando a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte. A análise foi desenvolvida a partir de uma pesquisa documental empreendida em sítios oficiais do Executivo estadual e no site do próprio sistema de avaliação. A reforma educacional em curso no Estado do Rio Grande do Norte integra um vasto projeto de modernização da gestão pública, que prevê uma série de medidas de viés gerencialista para o campo educacional, como é o caso do sistema de avaliação externa voltado à rede estadual de ensino básico.

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Biografia do Autor

Antônia Bruna da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES). Coordenadora do Observatório do SIMAIS. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), vice-líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd) e coordenadora da Comissão Setorial de Avaliação Institucional, do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). 

Girlene Pereira da Silva, Prefeitura Municipal de Pereiro-CE

Graduada no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora da rede pública municipal de Pereiro/CE.

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Publicado

03-11-2021

Como Citar

Silva, A. B. da, & Silva, G. P. da. (2021). Modernização da gestão pública, reforma educacional e avaliação no Rio Grande do Norte. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e67316, p. 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133867316