Desigualdades no interior das escolas: uma análise da composição social das turmas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133865270Palavras-chave:
alocação dos alunos em turmas, composição social das turmas, desigualdades escolares.Resumo
Neste trabalho analisa-se as desigualdades de composição social das turmas de 5º ano da rede pública brasileira. Além disso, busca-se verificar se há correspondência entre a composição das turmas e os critérios de enturmação declarados pelos diretores. A composição social de cada uma das turmas foi calculada a partir do percentual de alunos negros, do sexo feminino, reprovados, de baixo nível socioeconômico e não proficientes em Leitura e Matemática. O Índice de Theil-L descreve a desigualdade entre as turmas quanto à sua composição e compara aos critérios para organização das turmas. Constatamos que há um descompasso entre a distribuição desigual dos alunos e a percepção dos diretores, mesmo quando afirmaram utilizar critérios de enturmação baseados na heterogeneidade.
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