Caminhos para a formulação de uma política pública de acompanhamento de egressos do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133847089

Palavras-chave:

Egressos, Educação Superior, Avaliação Institucional

Resumo

O acompanhamento de egressos fornece uma série de mecanismos para elevar a qualidade do ensino superior ao conectar a universidade com as demandas da sociedade e do mundo do trabalho. Neste artigo apresenta-se o acompanhamento de egressos do ensino superior, visando a sua identificação como uma política pública de avaliação educacional. Os marcos regulatórios da educação superior, associados às experiências internacionais de acompanhamento de graduados e às práticas institucionais adotadas em universidades brasileiras, evidenciam que o acompanhamento de egressos ainda precisa ser consolidado como instrumento de avaliação institucional. Para a sua concretização necessita-se o envolvimento dos gestores e das instâncias governamentais do segmento educacional.

Palavras-chave: egressos; educação superior; avaliação institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Wrzesinski Simon, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Admnistração na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Adminitração Universitária pela  Universidade Federal de Santa Catarina. Administradora na Universidade Federal do Paraná.

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora no Departamento de Ciências da Administração da UFSC.

Referências

ALMEIDA, Rachel de Castro; CHAVES, Miguel. Inserção profissional de diplomados: uma incursão por estudos e instrumentos metodológicos internacionais. Revista Crítica e Sociedade, Uberlândia, v. 5 n. 2, 2015, p. 56-78.

BAGGI, Cristiane Aparecida dos Santos; LOPES, Doraci Alves. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação, Campinas, v. 16, n. 2, 2011, p. 355-374.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007: institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - Reuni. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm Acesso em: 02 mai. 2019.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 12 nov. 2018.

BRASIL. Lei n. 10.260, de12 de julho de 2001: dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LEIS_2001/L10260compilado.htm. Acesso em: 12 nov. 2018.

BRASIL.Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004: institui o Sistema Nacional de Avaliação da Ensino superior e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 17 set. 2018.

BRASIL. Lei n. 11.096, de 13 de janeiro de 2005: institui o Programa Universidade para Todos, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11096.html. Acesso em: 12 nov. 2018.

BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012: dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2012/lei-12711-29-agosto-2012-774113-publicacaooriginal-137498-pl.html. Acesso em: 12 nov. 2018.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014: aprova o Plano Nacional de Educação - e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 16 nov. 2019.

CÉREQ - CENTRE D’ÉTUDES ET DE RECHERCHES SUR LES QUALIFICATIONS. Disponível em http://www.cereq.fr/index.php/cereq. Acesso em 13 nov. 2018.

HOFFMANN, Ivan Londero; NUNES, Raul Ceretta; MULLER, Felipe Martins. As informações do censo da ensino superior na implementação da gestão do conhecimento organizacional sobre evasão. Gestão & Produção, São Carlos, v. 26 n. 2, 2019, p. 1-14.

INCHER-KASSEL - DAS INTERNATIONAL CENTRE FOR HIGHER EDUCATION RESEARCH KASSEL. Disponível em https://www.uni-kassel.de/einrichtungen/incher/ueber-incher.html. Acesso em 13 nov. 2018.

INEP. Censo da educação superior. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior. Acesso em 17 abr. 2020.

INEP. Política institucional de integração e de avaliação do egresso na melhoria da IES: Sistema Nacional de Avaliação da Ensino superior - Sinaes. Brasília: Inep, 2015.

INEP. Censo da educação superior 2018: notas estatísticas. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 17 abr. 2020.

ISTAT - INSTITUT FÜR ANGEWANDTE STATISTIK. Disponível em http://www.istat.de/de/studierendenbefragung.html. Acesso em 13 nov. 2018.

KOAB - KOOPERATIONSPROJEKT ABSOLVENTENSTUDIEN. Disponível em: https://www.uni-kassel.de/einrichtungen/incher/forschung/studierende-und-absolventinnen/kooperationsprojekt-absolventenstudien-koab.html. Acesso em: 13 nov. 2018.

LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, v. 16, n. 37, 2005, p. 73-84

MEC. Planejando a próxima década: conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. 2014. Disponível em http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 16 nov. 2018.

MELO, Danilo; SERVA, Maurício. A agenda do professor-pesquisador em Administração: uma análise baseada na sociologia da ciência. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, 2014.

OVE - OBSERVATOIRE NATIONAL DE LA VIE ÉTUDIANTE. Disponível em http://www.ove-national.education.fr/. Acesso em 13 nov. 2018.

PAUL, Jean Jaques. Acompanhamento de egressos do ensino superior: experiência brasileira e internacional. Caderno CRH, Salvador, v. 28, n. 74, 2015, p. 309-326.

PAULA, Maria de Fátima Costa de. Políticas de democratização da ensino superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação, Campinas, v. 22, n. 2, 2017, p. 301-315.

RISTOFF, Dilvo. Democratização do campus: impacto dos programas de inclusão sobre o perfil da graduação. Rio de Janeiro: Uerj, 2016.

RISTOFF, Dilvo. Os desafios da ensino superior na Ibero-América: inovação, inclusão e qualidade. Avaliação, Campinas, v. 18, n. 3, 2013, p. 519-545.

SILVA, José Marcos; BEZERRA, Roque Oliveira. Sistema de acompanhamento dos egressos aplicado na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 3, 2015, p. 1-15.

SCHWARTZMAN, Simon; CASTRO, Maria. Helena de Magalhães. A trajetória acadêmica profissional dos alunos da USP. São Paulo: USP, s/d. Disponível em: <http://nupps.usp.br/downloads/docs/dt9102.pdf>. Acesso em 3 maio 2019.

TERRA, Ricardo. A universidade entre a excelência administrada e o social desenvolvimentismo. Novos Estudos Cebrap, n. 100, 2014.

UDESC. AlumniUDESC, Portal do egresso. Disponível em https://www.udesc.br/alumni. Acesso em 16 nov. 2018.

UDESC. Relatório de autoavaliação institucional 2012-2015. Disponível em https://www.udesc.br/arquivos/udesc/documentos/Relat_rio_de_Autoavalia__o_Institucional___2012_2015_14861292834807.pdf. Acesso em 17 nov. 2018.

UNB. AlumniUnB. [2018a]. Disponível em: https://www.alumniunb.com/. Acesso em: 15 nov. 2018.

UNB. Pesquisa com egressos. [2018b]. Disponível em http://www.cpa.unb.br/index.php?option=com_contentinho&view=article&id=447&Itemid=261. Acesso em 15 nov. 2018.

UNESP. Alumni UNESP. [2018a]. Disponível em https://alumni.unesp.br/. Acesso em 16 nov. 2018.

UNESP. Avaliação institucional. [2018b]. Disponível em https://www2.unesp.br/portal#!/cpa/avaliacao-institucional/. Acesso em 16 nov. 2018.

USP. Alumni USP. [2018a]. Disponível em http://www.alumni.usp.br/. Acesso em 16 nov. 2018.

USP. CPA - Comissão Permanente de Avaliação. [2018b]. Disponível em https://www5.usp.br/reitoria/vice-reitor/cpa-comissao-permanente-de-avaliacao. Acesso em 16 nov. 2018.

Downloads

Publicado

08-01-2021

Como Citar

Simon, L. W., & Pacheco, A. S. V. (2021). Caminhos para a formulação de uma política pública de acompanhamento de egressos do ensino superior. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133847089