Políticas de formação e gestão pedagógica: o desafio da simetria invertida
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133821142Resumo
Este estudo encontra-se inserido no contexto investigativo sobre formação de formadores e a gestão pedagógica da área de Ciências Exatas e da Terra. Ressaltamos que a gestão pedagógica se constitui a medida que o professor se compromete com seu projeto de ensino, organizando e articulando saberes necessários para a formação de seus alunos e, consequentemente, para a sua própria formação. Desse modo, este trabalho trata-se de um estudo bibliográfico, tendo como objetivo analisar definições teóricas e conceituais relevantes para repensar a gestão pedagógica na formação docente inicial e o reflexo desta na educação básica, em busca da qualidade do ensino na área de Ciências Exatas e da Terra. Em relação a esta temática sabemos que os docentes universitários possuem a responsabilidade e compromisso social com a ampla formação de futuros profissionais para além da mera transmissão de conhecimentos. Assim preocupa-nos refletir sobre a relação existente entre a gestão da aula dos docentes atuantes nos cursos de licenciatura e a formação ofertada aos futuros professores da educação básica. Esta relação apresenta certa dubiedade, pois ao mesmo tempo em que os professores realizam a gestão de suas aulas a fim de oferecerem uma boa formação para seus alunos, não são formados nem preparados para tal exercício. Desse modo, a gestão de sua aula é regida por saberes constituídos no seu cotidiano, decorrentes de esforços individuais, sob o prisma da pedagogia universitária.
Palavras-chave: gestão pedagógica, formação de formadores, formação inicial.
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