A A provision of after-school programs for elementary education implemented by an autonomous social service
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133887284Keywords:
After-school, Full-time, Time, Vocational, SocioemotionalAbstract
The Brazilian National Education Plan (2014-2024), drove the creation of full-time schools, fostering partnerships with educational institutions in Rio Grande do Sul State. This study analyzed the implementation of extracurricular workshops in elementary education, exploring legal and operational aspects. The documentary research revealed that the legislation facilitated the integration of regular and vocational education, without prematurely inducing professionalization. The importance of dialogue among diverse educational stakeholders was highlighted, emphasizing the development of socio-emotional skills and curriculum diversification. This understanding resulted in the creation of a guiding framework for future similar projects, rooted in the local educational community.
Downloads
References
AZEVEDO, Nair Correia Salgado; BETTI, Mauro. Escola de tempo integral e ludicidade: os pontos de vista de alunos do 1º ano do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 95, n. 240, 2014, p. 255-275.
BORDINGNON, Genuíno. Gestão da educação no município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 2 fev. 2023.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 20 dez. 1996, seção 1, p. 27833.
BRASIL. Lei n. 10.172, de 09 de janeiro de 2001: aprova o plano nacional de educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2001, seção 1, p. 1.
BRASIL. Decreto n. 6.253, de 13 de novembro de 2007: dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb, regulamenta a lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 14 nov. 2007, seção 1, p. 18.
BRASIL. Portaria normativa interministerial n. 17, de 24 de abril de 2007: institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar. Diário Oficial da União, Brasília, 26 abr. 2007, seção 1, p. 5.
BRASIL. Decreto n. 7.083, de 27 de janeiro de 2010: dispõe sobre o Programa Mais Educação. Diário Oficial da União, Brasília, 27 jan. 2010, seção 1, p. 2.
BRASIL. Lei n. 12.796, de 4 de abril de 2013: altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 5 abr. 2013, seção 1, p. 1.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014: aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jun. 2014, seção 1- edição extra, p. 1.
BRASIL. Decreto n. 9.507, de 21 de setembro de 2018: dispõe sobre a execução indireta, mediante contratação, de serviços da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União. Diário Oficial da União, Brasília, 24 set. 2018, seção 1, p. 3.
BRASIL. Emenda constitucional n. 108, 26 de agosto de 2020: altera a Constituição Federal para estabelecer critérios de distribuição da cota municipal do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para disciplinar a disponibilização de dados contábeis pelos entes federados, para tratar do planejamento na ordem social e para dispor sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 27 ago. 2020, seção 1, p. 5.
BRASIL. Lei n. 14.113, de 25 de dezembro de 2020: regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 dez. 2020, seção 1, p. 1.
BRASIL. Lei n. 14.133, de 1 de abril de 2021: lei de licitações e contratos administrativos. Diário Oficial da União, Brasília, 01 abr. 2021, seção 1, p. 1.
BRASIL. Lei n. 14.640, de 31 de julho de 2023: institui o Programa Escola em Tempo Integral; e altera a Lei n. 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, a Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, e a Lei n. 14.172, de 10 de junho de 2021. Diário Oficial da União, Brasília, 01 ago. 2023, seção 1, p. 1.
COELHO, Ana Maria Vilella. Formação continuada do professor e tempo integral: uma parceria estratégica na construção da educação integral. In: CAVALIERE, Ligia Martha Coimbra da Costa; COELHO, Ana Maria Vilella. Educação Brasileira em Tempo Integral. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 133-146.
CASEL. Advancing Social and Emotional Learning. 2017. Disponível em: https://casel.org/. Acesso em: 28 mai. 2023.
CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco de. Educação profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo: Senac São Paulo, 2017.
CNE. Resolução n. 1, de 05 de janeiro de 2021: define as diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação profissional e tecnológica. Diário Oficial da União, Brasília, 06 jan. 2021, Seção 1, p. 19.
CNE. Resolução n. 4, de 13 de junho de 2010: define diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, 14 jul. 2010, Seção 1, p. 824.
CNE. Resolução n. 7, de 14 de dezembro de 2010: fixa diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, Brasília, 15 dez. 2010, Seção 1, p. 34.
EVANGELISTA, Janete Gonçalves. Sistema S. In: FIDALGO, Fernando Selmar; MACHADO, Lucília Regina de Souza (ed.). Dicionário da educação profissional. Belo Horizonte: UFMG, 2000, p. 27-43.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. Análise curricular da escola de tempo integral na perspectiva da educação integral. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 8, n. 1, 2012, p. 1-18.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. Integração curricular: desafios de uma parceria interinstitucional. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 13, n. 2, 2015, p. 214-231.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2019.
GONDIM, Sônia Maria Guedes; MORAIS, Franciane Andrade de; BRANTES, Carolina dos Anjos Almeida. Competências socioemocionais: fator-chave no desenvolvimento de competências para o trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 4, n. 14, 2014, p. 394-406.
INEP. Resumo técnico do Estado do Rio Grande do Sul: censo escolar da educação básica 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/2021/resumo_tecnico_do_estado_do_rio_grande_do_sul_censo_escolar_da_educacao_basica_2021.pdf. Acesso em: 20 ago. 2023.
INEP. Painel de monitoramento do PNE. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/inep-data/painel-de-monitoramento-do-pne. Acesso em: 22 ago. 2023.
MENEZES, Janaína Specht da Silva; DINIZ JÚNIOR, Carlos Antônio. (Des)continuidade no atendimento da educação básica em tempo integral: o (afastamento do alcance da meta 6 do PNE 2014-2024. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, n. 46, 2020, p. 145-164.
MENEZES, Janaína Specht da Silva; DINIZ JÚNIOR, Carlos Antônio. Educação em tempo integral: direito e financiamento. Educar em Revista, Curitiba, n. 45, 2012, p. 137-152.
MEC. Portaria n. 1.144, de 10 de outubro de 2016: institui o Programa Novo Mais Educação, que visa melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2016-pdf/49131-port-1144mais-educ-pdf/file. Acesso em: 18 mai. 2023.
MEC. Programa nacional de capacitação de conselheiros municipais de educação. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pro-conselho-sp-195637024. Acesso em: 10 jun. 2023.
MEC. Escola de tempo integral terá investimento de R$ 4 bi. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/julho/escola-de-tempo-integral-tera-investimento-de-r-4-bi. Acesso em: 10 ago. 2023.
NASCIMENTO, Francisco Paulo do. Classificação da pesquisa: natureza, método ou abordagem metodológica, objetivos e procedimentos. In: NASCIMENTO, Francisco Paulo do; SOUSA, Flávio Luís Leite. Metodologia da pesquisa científica: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2016, p. 133-146.
RIO GRANDE DO SUL. Lei n. 15.766, de 20 de dezembro de 2021: dispõe sobre a parcela do produto da arrecadação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS – pertencente aos municípios. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 22 set. 2023, p. 11.
SANTOS, Juliana de Paula Guedes de Melo. A escola de tempo integral no Brasil: histórico, reflexões e perspectivas. ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 11, 2013. Anais ... São Paulo: USP, 2013. p. 1-7.
SARMENTO, Diva Chaves. Criação dos sistemas municipais de ensino. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, 2005.
SHAUGHNESSY, John; ZECHMEISTER, Eugene; ZECHMEISTER, Jeanne. Metodologia de pesquisa em psicologia. Porto Alegre: AMGH, 2012.
PAIVA, Flávia Russo Silva. Parcerias entre escolas públicas e instituições religiosas no contexto da educação integral em tempo integral: a experiência do Programa Escola Integrada em Belo Horizonte (MG) e suas implicações para a laicidade na educação. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. 333f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
PEREIRA, Maria Zuleide da Costa Pereira; SOUSA, Jorge Luis Umbelino. Parte diversificada dos currículos da educação básica: que política é essa? Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 9, n. 3, 2016, p. 448-458.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors keep copyright and concede to the magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International, non-commercial license with no derivative work, which allows to share the work with no author recognition and initial publication in this magazine.
Authors has authorization to overtake additional contracts separately, to distribute a non-exclusive version of the work published in this magazine: For example: to publish in an institutional repository or as a chapter of a book, with authorial recognition and initial publication in this magazine.
Authors are allowed and are encouraged to publish and distribute their work online. For example: in institutional repositories or in their own personal page – at any point before or during the editorial process, because this can result in productive changes, as well as increase the impact and the mention to the published work.