Extension project in higher education as a social responsibility practice

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133839368

Keywords:

Desenvolvimento Sustentável, Projeto de Extensão, Instituição de Ensino Superior.

Abstract

The principles of social responsibility are more incorporated into the mission of universities, favoring institutions to promote extension programs that integrate the various actors in search of solutions to the various problems of society. This study aimed to verify the perception of parents and guardians regarding the physical, emotional and social improvement of participants of the project Swimming for people with disabilities. Eleven responsible for the children and the project coordinator participated in this research. We used the structured interview, consisting of five questions. It was concluded that the children had a positive clinical evolution, with motor and psychosocial improvements. Equally latent was satisfaction with the program and the results achieved.

Key-words: sustainable development; extension project; higher education institution.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mariete Ximenes Araújo Lima, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Doutoranda em Administração de Empresas (UNIFOR), Mestre em administração e Controladoria, Pós-Graduada em Gestão de Pessoas e em Gestão da Qualidade de Serviços da Saúde (Acreditação Hospitalar), Graduada em Administração de Empresas e Administração de Clínicas e Hospitais. Técnica em Contabilidade e Radiologia. Experiência na área de Clinicas, Hospitais e Ensino. Nos últimos 24 anos trabalhando em Hospitais, Clínicas e Secretaria da Saúde, em cargos administrativos de alta gestão, consultoria e nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Possui visão generalista, significativo conhecimento em elaboração de projetos em gestão da Saúde, da educação superior, planejamento estratégico, gestão da qualidade, análise de custos, gestão hospitalar e gestão de ensino. Avaliadora de atos autorizativos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos do Sistema de Avaliação da Educação Superior - BASis

Macário Neri Ferreira Neto, UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Mestre Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (2018); Especialista em Finanças, Contabilidade e Controladoria pela Unoeste (2016); Especialista MBA Gestão Financeira de Empresas pela Universidade Potiguar (2013); especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Estado do RN (2010); Especialista MBA em Negócios Financeiros pela PUC-RJ (2007). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Potiguar (2013) e em Administração pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (1999). Professor universitário pela Uninassau e funcionário do Banco do Brasil. Estudos e experiências na área de administração e contábeis, atuando principalmente nas seguintes áreas: competitividade, estratégia, finanças, gestão de recursos humanos, empreendedorismo, sustentabilidade e docência.

Randal Martins Pompeu, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1984), mestrado em Informatica Aplicada pela Universidade de Fortaleza (2001) e doutorado em Gestão pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro - Portugal (2012). Atualmente é Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária e professor adjunto do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas - PPGA/UNIFOR

References

ASSUMPÇÃO, Raiane Patrícia Severino; LEONARDI, Fabricio Gobetti. Educação popular na universidade - uma construção a partir das contradições reflexões e vivências a partir do pet educação popular da Unifesp - baixada santista. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 2, 2016, p. 437-462.

BAHU, Ligia Zagorac; CARBINATTO, Michele Viviene. Extensão universitária e Ginástica para Todos: contribuições à formação profissional. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, Campinas, v. 14, n. 3, 2016, p. 46-70.

BOLAN, Valmor; MOTTA, Márcia Vieira. Responsabilidade social no ensino superior. Revista de Educação, Londrina, v. 10, n. 10, 2015, p. 204-210.

CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt; PEREIRA, Adriana Camargo. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, Londrina, v. 10, n. 10, 2015, p. 23-28.

CARROLL, Archie B; SHABANA, Kareem M. The business case for corporate social responsibility: A review of concepts, research and practice. International Journal of Management Reviews, Raipur, v. 12, n. 1, 2010, p. 85-105.

FRANK, Robson; SCHONE, Angela; BORELLA, Douglas Roberto; STORCH, Jalusa Andréia; HARNISCH, Gabriela Simone; DUARTE, Anne Caroline; BOARO, Darlan. Promoção do bem-estar para pessoas com deficiência: Iniciativas do programa Uniafa-atividades aquáticas e seus benefícios. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, Campinas, v. 11, n. 3, 2013, p. 192-201.

FREGOLENTE, Gisele; PRADO JÚNIOR, Milton Vieira do. A inclusão da natação na vida da pessoa com deficiência: uma análise a partir da teoria ecológica do desenvolvimento. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Rio Claro, 2015, p. 33-38.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2014.

GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: um princípio necessário. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 3, 2015, p. 1229-1256.

HENNIG-THURAU, Thorsten; GWINNER, Kevin P.; GREMLER, Dwayne D. Understanding relationship marketing outcomes: an integration of relational benefits and relationship quality. Journal of service research, v. 4, n. 3, 2002, p. 230-247.

MEHTA, Sandhya Rao. Corporate social responsibility (csr) and universities: towards an integrative approach. International Journal of Social Science and Humanity, v. 1, n. 4, 2011, p. 300.

NEJATI, Mehran; SHAFAEI, Azadeh; SALAMZADEH, Yashar; DARAEI, Mohammadreza. Corporate social responsibility and universities: a study of top 10 world universities’ websites. African Journal of Business Management, v. 5, n. 2, 2011, p. 440-447.

PAULA, João Antônio de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 2013, p. 5-23.

FORPROEX. Política nacional de extensão universitária. Manaus: Ufam/Forproex, 2012. Disponível em https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em 10 jun. 2019.

RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. A extensão universitária como indicativo de responsabilidade social. Revista Diálogos, Brasília, v. 15, n. 1, 2012, p. 81-88.

RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha; MAGALHÃES, Antônio M. Política de responsabilidade social na universidade: conceitos e desafios. Revista Educação, Sociedade & Culturas, Porto, v. 42, 2014, p. 133-156.

RICHARDSON, Robert Jay Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2014.

SERVA, Fernanda Mesquita; DIAS, Jefferson Aparecido. Responsabilidade social nas instituições de ensino superior: entre o biopoder e a biopolítica. Revista Argumentum, Vitória, v. 17, 2017, p. 413-433.

Published

2021-01-08

How to Cite

Lima, M. X. A., Ferreira Neto, M. N., & Pompeu, R. M. (2021). Extension project in higher education as a social responsibility practice. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 9(18), 1–12. https://doi.org/10.5902/2318133839368