Affirmation of municipal educational policies in a regionalized territory: the case of the Autonomous Region of Madeira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133836358

Abstract

Currently, the Portuguese State intends to start a new and broader phase in the relationship with the Municipalities, expanding the range of competencies in the education sector. Portugal is, however, a regionalized unitary state. Any initiative in this area can not lose the importance of the competences of the Autonomous Regions. In the case of Madeira in Education, the process of expansion of municipal competences can not fail to consider the already existing competences. Therefore, the competence expansion, everything will have to win if it is conducted through bottom-up policies through interaction with local actors, instead of top-down policies where distrust will lead to the reduction of the dynamics of autonomy and the loss of the quality of the educational service.

Key-words: educational administration; decentralization; municipalization; regional autonomy; regionalization and regional educational policies.

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Author Biography

Eduardo Alves, Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira, Portugal

Investigador do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da UMa. http://www4.uma.pt/cierl/?page_id=475
Investigador Registado na FCT. http://www.degois.pt/: 0359272153499205
Investig. Regist.( Plataforma ORCID) http://orcid.org/: 0000-0001-6263-2394
Quadro Superior do Governo Regional da Madeira. 
Desempenhou as funções de coordenador do Gabinete de Apoio ao Pessoal Docente (1996/97), Diretor de Serviços de Pessoal Docente (1997/2000) e, posteriormente, Chefe de Gabinete da SRE (2000/2011). 
Doutor em Direito Educação(2011), pela Fde.C.Trabalho Univ. de Cádiz, Espanha (reconhecimento em Portugal, pela DGES/ME, c/ registo nº 367/2013 de 10/12), com a tese: Estudo jurídico comparativo dos modelos de organização das escolas em Portugal, Madeira e Andaluzia. 
Pós-Graduado em Estudos Europeus (1992), pela Fde. Direito Univ. de Coimbra. 
Licenciado em Direito (1989), pela Fde. Direito Univ. de Lisboa.
Tem-se dedicado como investigador às temáticas do direito educativo autonómico, participando em seminários, com a apresentação de comunicações nesta área e como formador está acreditado no Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do M.E., c/ registo nº CCPFC/RFO-29883/11.
Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Autor ainda, do Blog regional Madeira Autonomia Escolas https://madeiraautonomiaescolas.wordpress.com/
Tem participações no Dicionário Enciclopédico da Madeira (projeto Aprender Madeira – CLEPUL/APCA) com entradas na área da política e do direito. Da sua obra já publicada destaca-se: Modelos jurídicos de Organização das Escolas. Coimbra: DATAJURIS, 2012; «MOMENTOS DA GOVERNAÇÃO EDUCATIVA NA MADEIRA NO PÓS-AUTONOMIA». In A. Mendonça (Org.), pp. 72-85, 2013; «Passado, presente e futuro da governação educativa na Região Autónoma da Madeira». Revista Portuguesa de Educação, 26(1), pp. 349-376, 2013; «Da Orquestra de Câmara da Madeira à Orquestra Clássica da Madeira: Contributos para uma Análise Organizacional». Revista Portuguesa de Educação Artística, Vol. 4, pp. 75-87, 2014; «Globalização e Subsistema educativo regional. Políticas educacionais públicas da Madeira». Revista SENSOS 8, Vol. IV, nº2, pp. 67-91, 2015.; «A Construção da Autonomia Regional de Educação e Ensino, após 1976». Revista Islenha (59), pp. 5-28. Jul.-Dez, 2016. "Organização das escolas na Madeira. Modelo jurídico próprio?", e.pública. Revista Electrónica de Direito Público 4, 3: 145 - 164.2018. O Subsistema Educativo Regional da Madeira, como afirmação do Direito Regional. A Pátria.Jornal da Comunidade Científica de Língua Portuguesa (junho 2018).ISSN 2184-2957.Modelo alternativo de Governança num espaço insular português. O caso paradigmático da administração educativa da Região Autónoma da Madeira. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Vol.. 34, n. 2, p. 567-591 (mai./ago. 2018). ISSN versão electrónica: 2447-4193. Estado Moderno e as novas formas de descentralização e autonomia. Regionalismo. A Pátria. Jornal da Comunidade Científica de Língua Portuguesa. (novembro de 2018). ISSN2184-2957.

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Published

2019-03-07

How to Cite

Alves, E. (2019). Affirmation of municipal educational policies in a regionalized territory: the case of the Autonomous Region of Madeira. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–20. https://doi.org/10.5902/2318133836358