Strategic management of knowledge as an instrument for value generation in private basic education institutions: a case study

Authors

  • Chateaubriand Pinto Bandeira Júnior Universidade Federal da Paraíba
  • Alejandro Martins Rodriguez Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
  • Catarina Medeiros Bandeira Professora da Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Lucas Borchartt Bandeira Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Lucinaldo dos Santos Rodrigues Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133835465

Abstract

Abstract

Notably, primary education institutions in Brazil have faced constant challenges brought about by changes in the organizational environment. Thus, the objective of this work was to study the Strategic Management of Knowledge as an instrument of value in a private educational institution. The universe of the study was constituted by a basic school of the city of Campina Grande in the State of Paraíba. The approach developed in this work was quanti-qualitative and the approach used was exploratory-descriptive. For the data collection a semi-structured interview with the collaborators was made and field observations were made. The results found in the research emphasized the need to value the subjectivity of employees in the organizational context, whose attitudes are the result of their cognitive processes, such as: intelligence, competence, experience, capacity, motivation, socialization and leadership that emerge in their and are made available to the organization. From our observations and conclusions, the behavior of the employee as an active agent of the organization causes both (employee and organization) to gain in terms of intrinsic benefits.

Key-words: intellectual capital, organization, education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Chateaubriand Pinto Bandeira Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - DCSA

Alejandro Martins Rodriguez, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL

Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Inteligência Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologia, educação a distância, internet e gestão de conhecimento.

Catarina Medeiros Bandeira, Professora da Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). Especialização em Gestão e Análise Ambiental, pela Universidade Estadual da Paraíba (2007). Mestrado em Agronomia, pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Doutorado em Agronomia pela UFPB, Campus II (2013). Professora da Universidade Federal da Paraíba - Campus III e da UAB/UFPB Virtual.

Lucas Borchartt Bandeira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Agronomia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus de Rolim de Moura (2007), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2013).

Lucinaldo dos Santos Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Concluiu doutorado (2003) e mestrado (1999) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialiação em Estratrégia Empresarial e em Gestão de Recursos Humanos e Bacharelado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de João Pessoa. Atualmente é Professor Associado, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias. da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Gestão e interesse em pesquisa ligada a performance organizacional (produção e recursos humanos).

References

ANGELONI, Maria Terezinha. Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2008.

BATISTA, Fábio Ferreira. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília: Ipea, 2009.

BELTRAME, Mauria Bontorin; MOURA, Graziella Ribeiro Soares. Edificações escolares: infra-estrutura necessária ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Travessias, Cascavel: Unioeste, v. 3, n. 2, 2009, p. 1-15.

CAMARGO, Eduardo Vieira. A influência da capelania no crescimento espiritual da escola. Del Plata, Espanha: Universidades Adventista Del Plata, 2007, 95f. Tese (doutorado em Educação). Facultad de Humanidades, Educación y Ciencias Sociales Extensión del Seminario Adventista de España.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003.

COLENCI JUNIOR, Afredo; SPIGOLON, Ana Lúcia; PREZOTO, Marco Anselmo de Godoi; SÁES, Maria Elizete Luz. Gestão estratégica das instituições de ensino superior: uma contribuição ao melhor desempenho no caso brasileiro, São Paulo, 2008. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/238779034_A_Gestao_Estrategica_das_Instituicoes_de_Ensino_Superior_uma_contribuicao_ao_melhor_desempenho_no_caso_brasileiro. Acesso em 14 jul. 2018.

CUNHA, Neila Conceição Viana da. As práticas gerenciais e suas contribuições para a capacidade de inovação em empresas inovadoras. São Paulo: USP, 2005, 157f. Tese (doutorado em Administração). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo.

DAVENPORT, Thomas Hayes; PRUSAK, Lawrence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DIAS, Ellen; MORAES, Christine; THEÓPHILO, Carlos Renato; LOPES, Maria Aparecida Soares. Evasão no ensino superior: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes - MG. CONGRESSO USP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 7, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: Êxito, 2010, p. 1-16.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, 2001, p. 9-43.

EDVINSSON, Leif; MALONE, Michael Shawn. Capital intelectual: descobrindo o valor real de sua empresa pela identificação de seus valores internos. São Paulo: Makron Books, 1998.

FERASSO, Marcos; SALDANHA, Jorge Alberto Velloso. A gestão do conhecimento aplicada em instituições de ensino superior: o caso da associação catarinense de fundações educacionais. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, 2011, p. 51-69.

FRANCINI, William Sampaio. A gestão do conhecimento: conectando estratégia e valor para a empresa. Revista de Administração de Empresas - RAE (eletrônica), São Paulo: FGV, v. 1, n. 2, 2002, p. 1-16.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. Construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

Lima, Renata Fernandes de Oliveira. Gestão estratégica de pessoas: uma ferramenta poderosa. SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 8, 2011. Anais... Resende: AEDB, 2011.

LIMA, Renata Fernandes de Oliveira. Gestão estratégica de pessoas: uma ferramenta poderosa. SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 8, 2011, Resende. Anais... Resende: AEDB, 2011, p 1-13.

MARQUES, Joaquina. Helena. Vaz Langort; PALMEIRA, Eduardo. Mauch. Capital intelectual como diferencial competitivo nas organizações. Contribuciones a la Economia. Disponível em http://www.eumed.net/ce/2011b. Acesso em 10 ago. 2018.

NADAI, Fernanda Castro; CALADO, Luiz. O conhecimento como recurso estratégico: caracterizando uma organização intensiva em conhecimento (OIC). SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 8, 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: FEA-USP, 2005.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Gestão do conhecimento. Porto alegre: Bookman, 2008.

OLIVEIRA, Joel Marques; BEUREN, Ilse Maria. O tratamento contábil do capital intelectual em empresas com valor de mercado superior ao valor contábil. Revista Contabilidade & Finanças - USP, São Paulo, n. 32, 2003, p. 81-98.

PAIVA, Simone Bastos. Abordagem gerencial do capital intelectual em uma organização baseada em conhecimento: o caso Sebrae/PB. João Pessoa: UFPB, 2005. 406f. Tese (doutorado em Adminstração). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal da Paraíba.

PROBST, Gilbert; RAUB, Steffen; ROMDHARDT, Kai. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.

RODRIGUES, Lucinaldo dos Santos. Os indicadores engajamento organizacional dos indivíduos na perspectiva da gestão do conhecimento. Florianópolis: UFSC, 2003. 275f. Tese (doutorado em Engenharia da Produção). Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção, Universidade Federal de Santa Catarina.

ROSSATO, Maria Antonieta. Gestão do conhecimento: a busca da humanização, transparência, socialização e valorização do intangível. Rio de Janeiro: Interciência, 2002.

SAMPAIO, Helena. O setor privado de ensino superior no Brasil: continuidades e transformações. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas: Unicamp, v. 2, n. 4. 2011, p. 28-43.

SCHUNEMANN, Haller Elinar Stach. A educação confessional fundamentalista no Brasil atual: uma análise do sistema escolar da IASD. Revista de Estudos da Religião, 2009, p. 71-97.

STEWART, Thomas. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TERRA, José Cláudio Cyrineu. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

2019-01-06

How to Cite

Bandeira Júnior, C. P., Rodriguez, A. M., Bandeira, C. M., Bandeira, L. B., & Rodrigues, L. dos S. (2019). Strategic management of knowledge as an instrument for value generation in private basic education institutions: a case study. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–15. https://doi.org/10.5902/2318133835465