Case study: student assistance policy at IF Baiano - campus Teixeira de Freitas

Authors

  • Maria Soares Cunha Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Teixeira de Freitas
  • Désirée Gonçalves Raggi Faculdade Vale do Cricaré- FVC, São Mateus - ES

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133820657

Abstract

This study investigates the management of student assistance policy held at the Instituto Federal Baiano, campus de Teixeira de Freitas. To achieve the objectives, we turn to the case study through the analysis of documents and interviews with the civil servants. The research is supported by: Matias-Pereira (2012), Rose (2015), Pacheco (2011), Piva (2011). The results indicated that the student assistance programs are well managed. However, it was noted that the lack of some professionals like social worker, educator and psychologist hurt the operationalization of Paise and pedagogical actions. It was also found that about 5628 aid was paid from 2012 until October 2015, thereby contributing to social inclusion.

Key-words: student assistance, social inclusion, federal institutes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Soares Cunha, Instituto Federal e Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Teixeira de Freitas

Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional pela FVC-ES, Especialista em Gestão Pública pela UNEB/UAB, Licenciada em Geografia pela UNEB e Técnica em Magistério pelo IEAT. Coordenadora da Secretaria de Registros Acadêmicos - Port. 657 de 11/04/2014, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Teixeira de Freitas e Tutora a Distância do Curso Técnico em Secretaria Escolar, Rede E-Tec, polo de Ibipitanga-BA.

Désirée Gonçalves Raggi, Faculdade Vale do Cricaré- FVC, São Mateus - ES

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1979) e Licenciatura em Formação Especial de 2º Grau pela Universidade de Passo Fundo (1983). Mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagogico para la Educación Tecnica e Profesional Hector P. Zaldivar (2003) Cuba - Revalidado pela Universidade Federal de Goiás (2009). Doutorado em Educação - Universidad del Norte - Revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010). Voluntária no ProJovem Campo - Saberes daTerra Capixaba da Universidade Federal do ES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional, PROEJA e formação de professores.

References

BRASIL. Decreto n. 7.416 de 30 de dezembro de 2010. Disponível em . Acesso em 5 jul. 2015.

BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso: 02/07/2015.

BRASIL. Programa Nacional de Assistência Estudantil - Pnaes. Decreto n. 7.234, de 19 de julho de 2010. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm>. Acesso em 3 jul. 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2013. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/>. Acesso em 8 jul. 2015.

MALIK, Khalid. Relatório do desenvolvimento humano 2014: sustentar o progresso humano, reduzir as vulnerabilidade e reforçar a resiliência. Nova Iorque: ONU/Pnud, 2014.

MATIAS-PEREIRA, José. Curso de gestão estratégica na administração pública. São Paulo: Atlas, 2012.

PACHECO, Eliezer (org.). Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.

PIVA, Maqueli Elizabete. Educação profissional e assistência estudantil nos cursos técnicos: um estudo de caso no IFRS campus de Sertão. Seropédica: UFRRJ, 2011. 73f. Dissertação (mestrado em Ciências). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

ROSA, Ana Claudia Ferreira. AMORIM, Janaína Miranda Muradás. MACEDO, Lívia Fernanda Leal. Contextualização no Instituto Federal do Tocantins na esfera das políticas de educação profissional e tecnológica. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 4, n. 7, 2015, p. 113-126.

Published

2016-06-07

How to Cite

Cunha, M. S., & Raggi, D. G. (2016). Case study: student assistance policy at IF Baiano - campus Teixeira de Freitas. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 5(10), 37–44. https://doi.org/10.5902/2318133820657

Issue

Section

Artigos