Avaliação sobre o aproveitamento de estudos de discentes nas universidades federais do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133890809

Palavras-chave:

aproveitamento de estudos; carga horária de extensão; transferência e matrícula de graduandos.

Resumo

O Ministério da Educação indica que as instituições de ensino superior são responsáveis por avaliar a equivalência de disciplinas para aproveitamento de estudos em casos de transferência ou matrícula. Um estudo usando o Fala.BR analisou as solicitações de aproveitamento nas universidades federais e encontrou baixa adesão ao estudo, com apenas 53,62% das universidades reportando dados dos últimos cinco anos. Algumas universidades apresentam mais de 100 mil pedidos, a maioria ainda utiliza processos físicos e somente 20,29% cumprem a legislação para o aproveitamento de disciplinas de extensão, apesar de prazos estendidos pela pandemia da Covid-19. O estudo ressalta a importância do aproveitamento de estudos como direito estudantil e seu benefício econômico, social e educacional.

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Biografia do Autor

Bruno Theodoro Gonçalves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Bruno é mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias

Mariangela Torreglosa Ruiz Cintra, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mariangela é docente do Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Ana Claudia Granato Malpass, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

09-05-2025

Como Citar

Gonçalves, B. T., Cintra, M. T. R., & Malpass, A. C. G. (2025). Avaliação sobre o aproveitamento de estudos de discentes nas universidades federais do Brasil. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e90809. https://doi.org/10.5902/2318133890809

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