Gestão por processos em secretarias municipais da educação do Estado de São Paulo: análise sobre gerenciamento de processos de negócios
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133889067Palavras-chave:
Gestores municipais, Gestão por processos, EducaçãoResumo
Nesse artigo, apresenta-se resultado de pesquisa pela qual se investigou o nível de conhecimento de secretários municipais de educação do interior do Estado de São Paulo sobre Business Process Management – BPM – e as ferramentas de gestão a ela inerentes. Empregando o método de estudo de casos múltiplos numa abordagem qualitativa, ficou demonstrada a insuficiência de conhecimentos desses gestores para a implantação de uma gestão por processos. Também se comprovou interesse desses gestores em aprender sobre essa disciplina e suas ferramentas, o que poderia ocorrer nos cursos de graduação na área da Educação. O artigo contribui para se identificar o gargalo na formação de gestores na área investigada, bem como para abrir caminho para novas pesquisas mais abrangentes sobre formação de gestores e, em especial, gestores municipais, além de pôr em evidência a necessidade da difusão da disciplina BPM no setor público.
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