Currículo e educação infantil: os desafios para a gestão e professores
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133833722Resumo
Neste texto apresenta-se resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender como os professores e gestores de três escolas municipais de educação infantil de Santa Maria/RS pensam acerca da proposta pedagógica a partir dos reflexos das diretrizes curriculares nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. Para isso, buscou-se conhecer a realidade e o projeto pedagógico destas escolas, bem como aplicou-se um questionário pelo qual se indagou como ocorre a dinâmica de discussões e reflexões em cada uma sobre as políticas públicas, referenciais, diretrizes e currículo. Após o retorno dos questionários podemos fazer a análise das respostas com base em Bastos (2001), Cittolin (2014), Campos (1999), Dourado (2007), Kramer (2001), Kuhlmann (2001), Lück (2008), Zabalza (1998) e Rosemberg (1990). Vimos que esse tema ainda causa desconforto aos sujeitos por não sentirem-se parte dos processos e verem as políticas públicas como normas a serem seguidas.
Palavras-chave: políticas públicas; educação infantil; currículo.
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