Benchmarking em educação: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133888844

Palavras-chave:

Benchmarking, Análise Envoltória de Dados, Ensino Superior

Resumo

Nesse artigo tem-se como objetivo apresentar uma revisão de publicações relacionadas ao uso de Benchmarking em Educação, com a revisão de 40 produções, sintetizando elementos quantitativos e descrevendo aspectos qualitativos, tais como objetos de pesquisa e instrumentos ou métodos de avaliação. Inicialmente, apresenta-se os tipos de Benchmarking e o uso de análise envoltória de dados. A seguir, apresenta-se a síntese quantitativa das produções, com distribuição por ano, idioma, tipos de produção e nível de ensino. Constata-se a predominância de estudos sobre educação superior. Na análise qualitativa, é feita classificação dos objetivos, com exemplificação. Nas conclusões, discute-se a importância de aprofundar estudos sobre Benchmarking, na busca de melhorias para a educação no Brasil.

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Biografia do Autor

Helena Noronha Cury, Fundação Getulio Vargas

Fundação Getulio Vargas.

Bernardo Mingheli Schmitt Noronha, Fundação Getulio Vargas

Líder de projetos da Fundação Getulio Vargas, Mestre em Direito pela UFRGS

Luiz Corrêa Noronha, Fundação Getulio Vargas

Consultor da Fundação Getulio Vargas, Mestre em Administração Pública pela FGV

Raquel Breda dos Santos, Fundação Getulio Vargas

Gerente de projetos da Fundação Getulio Vargas, Mestre em Administração Pública pela FGV

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Publicado

09-11-2024

Como Citar

Cury, H. N., Noronha, B. M. S., Noronha, L. C., & Santos, R. B. dos. (2024). Benchmarking em educação: uma revisão de literatura. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e88844. https://doi.org/10.5902/2318133888844