Traçando conexões: avaliação externa e a busca por uma educação especial na perspectiva inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133888647Palavras-chave:
avaliação externa, educação especial, educação inclusiva, políticas educacionaisResumo
A inclusão escolar busca garantir o desenvolvimento pleno dos alunos, assegurando a igualdade de oportunidades dentro da sala de aula. Por outro lado, as avaliações externas de larga escala fornecem indicadores que revelam as condições da educação fornecida. Nessa perspectiva, este estudo investiga como esses dois elementos – inclusão e avaliação externa – interagem e impactam o ambiente educacional. Por meio de uma revisão sistemática, foram selecionados oito estudos dos quais emergiram três categorias. Os resultados ressaltam a importância de repensar as políticas voltadas à promoção da educação especial inclusiva, bem como a necessidade de considerar práticas de diferenciação e apoio no contexto da avaliação externa. No entanto, reconhece-se a incipiência da literatura sobre o assunto, especialmente no contexto brasileiro, indicando a necessidade de mais pesquisas para investigar o impacto da avaliação externa na promoção da educação especial inclusiva.
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