Ferramenta para planejamento de melhorias em cursos de graduação empregando o IACG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133888437

Palavras-chave:

Ensino superior, SINAES, Avaliação de Cursos de Graduação, Melhorias

Resumo

Avaliar as próprias estruturas e processos de uma instituição de ensino superior ou de um curso de graduação é fundamental para identificar lacunas que impedem de oferecer um ensino de qualidade. O objetivo desta pesquisa foi propor uma ferramenta para planejamento de ações para melhoria do conceito de cursos de graduação, empregando o relatório de avaliação in loco de curso, baseado no Instrumento de avaliação de cursos de graduação, utilizado pelo Ministério da Educação. O estudo iniciou com uma pesquisa bibliográfica e documental e posterior aplicação da ferramenta num curso de graduação de Engenharia de Produção, resultando em um plano de ações com sugestões para elevar as notas dos indicadores com desempenho menores ou iguais a 3 para atingir a nota máxima de 5.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Nogueira Silva, Universidade Federal do Amazonas

Universidade Federal do Amazonas

Firmino José Lira Rosas, Universidade Federal do Amazonas

É engenheiro florestal e mestre em Engenharia de Produção, trabalhando técnico-administrativo em educação na Federal University of Amazonas. Como engenheiro florestal, realizou estudos com Silvicultura de Plantios para fins energéticos, atuando no levantamento de parâmetros dendrométricos e equações volumétricas.

Iracyanne Retto Uhlmann, Universidade Federal do Amazonas

É professora adjunta do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas desde 2022. Além da experiência e titulações acadêmicas, possui mais de 20 anos de experiência prática na indústria. A sua experiência prática aliada ao seu envolvimento em pesquisas acadêmicas permite-lhe compreender os desafios e oportunidades na interface universidade e empresa.

Referências

ANDRADE, Maria Antônia Brandão de. A avaliação da educação superior: uma breve análise no campo teórico-conceitual. Revista entreideias, Salvador, v. 1, n. 2, 2012, p. 27-45.

BRASIL. Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/avaliacao-in-loco/instrumentos-de-avaliacao. Acesso em: 5 jun. 2023.

BRASIL. Nota técnica n. 58/2020/CGCQES/Daes: cálculo do conceito preliminar de curso 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/ENADE/notas_tecnicas/2019/NOTA_TECNICA_N_58-2020_CGCQES-DAES_Metodologia_de_calculo_do_CPC_2019.pdf. Acesso em: 5 jun. 2023.

BRASIL. Nota técnica n. 16/2017/CGACGIES/Daes: institui novos instrumentos de avaliação externa: instrumento de avaliação institucional externa –Presencial e a distância (IAIE); instrumento de avaliação de cursos de graduação – presencial e a distância (IACG). 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/legislacao_normas/2017/nota_tecnica_sei_inep_0126132.pdf. Acesso em: 5 jun. 2023.

BRASIL. Indicador de diferença entre os desempenhos observado e esperado (IDD). Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior/indicador-de-diferenca-entre-os-desempenhos-observado-e-esperado-idd. Acesso em: 25 de mai. de 2023.

BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004: institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 25 maio 2023.

BRASIL. Portaria normativa n. 4: regulamenta a aplicação do conceito preliminar de cursos superiores, para fins dos processos de renovação de reconhecimento respectivos, no âmbito do ciclo avaliativo do Sinaes instaurado pela portaria normativa n. 1, de 2007. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port_Norm_004_2008_08_05.pdf. Acesso em: 25 maio 2023

BRASIL. Portaria normativa n. 12: institui o Índice Geral de Cursos da Instituição de Educação Superior (IGC). Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/condicoes_ensino/2008/PORTARIA_NORMATIVA_12.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

BRASIL. Portaria normativa n. 40, de 12 de dezembro de 2007. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/legislacao/2007/portaria_40_12122007.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues et al. Guia prático de procedimentos técnicos para avaliação de cursos de graduação no Centro de Informática da UFPB, a partir do Sinaes. João Pessoa: UFPB, 2019. 417f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação) – Universidade Federal da Paraíba.

CAVALCANTI, Lourdes Maria Rodrigues; GUERRA, Maria das Graças Gonçalves Vieira; GOMES, Claudia Suely Ferreira. Avaliação de cursos do ensino superior no Brasil: o SINAES na sua relação com a qualidade. EccoS–Revista Científica, São Paulo, n. 56, 2021, p. 1-20.

UFAM. Relatório de renovação de reconhecimento de curso. Disponível em: https://icet.ufam.edu.br/comissao-setorial-da-avaliacao.html. Acesso em: 18 jan. 2024.

DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao Sinaes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), São Paulo, v.15, n. 1, 2010, p. 195-224.

GALDINO, Mary Neuza Dias. A autoavaliação institucional no ensino superior como instrumento de gestão. Duque de Caxias: Cesgranrio/Universidade do Grande Rio, 2011.

GIL, Antônio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

LEITE, Denise. Reformas universitárias: avaliação institucional participativa. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, 12, n. 3, 2007, p. 531-534.

LORDELO, Jose Albertino Carvalho; DAZZANI, Maria Virgínia. Avaliação educacional: desatando e reatando nós. Bahia: UFBA, 2009.

MACHADO, Carminda dos Santos Monteiro. Autoavaliação: um processo de melhoria das escolas. Viseu: Universidade Católica Portuguesa Centro Regional das Beiras, 2014. 65f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade Católica Portuguesa Centro Regional das Beiras.

POLIDORI, Marlis Morosini. Políticas de avaliação da educação superior brasileira: Provão, Sinaes, IDD, CPC, IGC e outros índices. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 14, 2009, p. 439-452.

POLIDORI, Marlis Morosini; MARINHO-ARAUJO, Claisy M.; BARREYRO, Gladys Beatriz. SINAES: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 14, 2006, p. 425-436.

REIS, Cisne Zélia Teixeira; SILVEIRA, Suely de Fátima Ramos; FERREIRA, Marco Aurélio Marques. Autoavaliação em uma instituição federal de ensino superior: resultados e implicações. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 15, n. 3, 2010, p. 109-129.

RIBEIRO, Wagner Leite et al. Avaliação de cursos a partir do Sinaes: uma contribuição à Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: UFPB, 2018. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação) − Universidade Federal da Paraíba.

SANTOS, Luciana Schroeder dos; GESSER, Verônica. Avaliação externa da educação superior in loco: pareceres dos avaliadores. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 31, n. 77, 2020, p. 263-286.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Rio Grande, v. 1, n. 1, 2009, p. 1-15.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2017.

SOARES, Tânia Aparecida. Planejamento para o desenvolvimento do simulador de avaliação externa, à luz do instrumento de avaliação de curso de graduação (IACG) no contexto do novo marco legal regulatório. Curitiba: CUI, 2020. 132f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) – Centro Universitário Internacional.

UHLMANN, Iracyanne Retto. Modelo de reprogramação de produção em flow shop híbrido unidirecional integrando fabricante por contrato e seus clientes. Florianópolis: UFSC, 2020. 109f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

09-11-2024

Como Citar

Silva, S. N., Rosas, F. J. L., & Uhlmann, I. R. (2024). Ferramenta para planejamento de melhorias em cursos de graduação empregando o IACG. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e88437. https://doi.org/10.5902/2318133888437