A oferta de contraturnos para o ensino fundamental implantada por um serviço social autônomo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133887284

Palavras-chave:

Contraturno, Integral, Tempo, Profissional, Socioemocional

Resumo

O Plano Nacional de Educação (2014-2024), impulsionou a criação de escolas em tempo integral, promovendo parcerias com instituições educacionais no Rio Grande do Sul. Este estudo analisou a implantação de oficinas de contraturno no ensino fundamental, explorando aspectos legais e operacionais. A pesquisa documental revelou que a legislação viabilizou a integração entre educação regular e profissional, sem induzir à profissionalização precoce. Destacou-se a importância do diálogo entre os diversos atores educacionais, enfatizando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e a diversificação curricular. Esse entendimento resultou na criação de um fluxo orientador para futuros projetos similares, enraizado na comunidade educacional local.

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Biografia do Autor

Andrei Simão de Mello, Senac RS

Pedagogo e Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade de Brasília, com Especialização em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo. Experiência como professor de ensino infantil na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF. Atuou como responsável técnico pedagógico na Escola de Empreendedores - EMPREEND/CDT/UnB, coordenando disciplinas e eventos para promover o empreendedorismo na universidade. Participou da Incubadora Social e Solidária, desenvolvendo projetos e capacitando diversos setores carentes da sociedade, como cooperativas de reaproveitamento de materiais, abordando temas relacionados ao empreendedorismo.Além disso, lecionou a disciplina Introdução à Atividade Empresarial em 2016 na Universidade de Brasília - UnB e desempenhou o papel de coordenador de produção no Grupo NT, uma empresa focada no uso de novas tecnologias e métodos ativos na educação.Atualmente, exerce a função de Analista de Operações no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac RS.

Tatiana Giselle Guimarães Lopes, Instituto Pecege

Graduada em Zootecnia (FMVZ-UNESP), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (ESALQ-USP), Doutora em Ciências, Área de concentração: Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP), Licenciada em Ciências (USP), especialista em Gestão de Projetos (Master of Business Administration - MBA/USP/ESALQ) e especialista em Psicopedagogia Educacional (Anhembi Morumbi). Desenvolveu projetos na área de educação através de uma prática profissionalizante oferecida pelo Departamento de Genética da ESALQ/USP. Foi Professora Formadora I (Bolsista CAPES) na Universidade Federal de São Paulo/Universidade Aberta do Brasil (UNIFESP/UAB). Atualmente, é Professora orientadora do Instituto Pecege nos cursos de Gestão Escolar e Gestão de Projetos (MBA/USP/ESALQ), desenvolve projetos de alfabetização científica em uma organização não governamental (Casa do Amor Fraterno) e é pós-doutoranda no Departamento de Genética da ESALQ-USP. Foi agraciada com o 1º Lugar no X Simpósio Científico de Pós-graduandos do Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA-USP e recebeu uma menção honrosa no 6º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade de São Paulo com o trabalho "Inserção e desenvolvimento da metodologia lúdica na Educação Básica".

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília.

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Publicado

09-05-2024

Como Citar

Mello, A. S. de, Lopes, T. G. G., & Ferreira, M. (2024). A oferta de contraturnos para o ensino fundamental implantada por um serviço social autônomo. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e87284. https://doi.org/10.5902/2318133887284