Os referenciais curriculares estaduais para educação infantil e ensino fundamental alinhados à BNCC: avaliação da presença da parte diversificada por meio de modelagem de tópicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133887052

Palavras-chave:

BNCC, currículo, LDA, modelagem de tópicos, análise de conteúdo

Resumo

Após aprovação da BNCC, os governos estaduais brasileiros desenvolveram seus referenciais curriculares para educação infantil e ensino fundamental. Esses documentos deveriam apresentar uma parte diversificada, que contextualizaria os saberes da Base e acrescentaria características importantes para cada Estado. Por meio dessa pesquisa, buscou-se avaliar a presença da parte diversificada nos documentos estaduais. Para tanto, realizou-se análise de conteúdo dos 27 documentos estaduais, pela modelagem de tópicos utilizando a técnica Latent Dirichlet Allocation - LDA. Os resultados demonstram que os currículos estaduais apresentam aspectos importantes da BNCC, mas a parte diversificada não aparece em nenhum tópico. Conclui-se que, em nenhum Estado, a parte diversificada é significativamente presente a ponto dessas características estarem presentes num dos tópicos.

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Biografia do Autor

Hugo Bovareto de Oliveira Horsth, UFJF

Universidade Federal de Juiz de Fora.

Thiago Duarte Pimentel, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Associado (2) na Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF. Pós doutor em Sociologia (Teoria Social & Realismo Crítico) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Doutor em Ciências Sociais (Sociologia) pela UFJF (2012). Mestre em Administração (2008) e Bacharel em Planejamento Integrado do Turismo (2006) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais/PPGCSO (mestrado/doutorado), em Administração/PPGA (mestrado acadêmico) e em Administração Pública (mestrado profissional) na UFJF. Colaborador regular nos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Guadalajara/UdG (México) e em Ciências Sociais da Universidade Autônoma de Sinaloa/UAS (México). Membro Regular da Associações Científicas Internacionais (ISA - Associação Internacional de Sociologia, IPPA - Associação Internacional de Políticas Públicas, CLACSO, COMECSO, AMECIP, AIEST ? Assoc. Internacional de Peritos Científicos em Turismo) e nacionais (ANPAD, SBEO, ANPTUR, COODTUR). Professor convidado em universidades estrangeiras: Université du Quebec a Montreal (UQAM / Canadá), Universidade Estadual do Arizona (EUA), Universidad de Guadalajara (México), Universidad Autónoma de Sinaloa (México), Universidad de la Habana (Cuba), UTE e UNEMI (Equador), UNED (Costa Rica). Professor no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas/BACH e Bacharel em Turismo, ambos da UFJF. Ex-coordenador da carreira de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas/BACH, presidente de seu conselho acadêmico e de seu núcleo de ensino estruturante. Editor chefe da revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos/ABET e da Revista Latinoamericana de Turismologia/RELAT. Líder dos grupos de pesquisa Realismo Crítico, Ação Coletiva e Trabalho (área de sociologia, CNPq/UFJF). Fundador e diretor do Centro Latino-Americano de Turismo - CELAT; e diretor do Observatório Econômico e Social de Turismo/OEST (também cadastrados como grupos de pesquisa na área de turismo, CNPq/UFJF) e do Laboratório de Planejamento Turístico/LAPLANTUR. Membro do Conselho Estadual de Turismo do Estado de Minas Gerais-CET/SETUR/MG. Ex vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo/COMTUR do município de Juiz de Fora/MG e líder de seu comitê de Pesquisa, Informação e Cultura. Consultor de agências de fomento internacionais (CONACYT), nacionais (CNPq, Fapemig, Fapes) e locais (Comitê Assessor de Pesquisa/Propp/UFJF). Membro de conselho editorial e também revisor em revistas científicas internacionais e nacionais, nas áreas de sociologia, administração pública e de empresas e em turismo. Atua nas áreas de Sociologia, Administração/Políticas Públicas e Turismo, com ênfase nas seguintes linhas de pesquisa e campos temáticos (1) Teoria Social - Realismo Crítico; Sociologia das Organizações e Profissões; Teoria Institucional; (2) Administração ? Gestão Pública e Social, Gestão e Governança de Universidades e da Educação Superior; Formas Autônomas de Auto/Co-Gestão, formais, informais, e coletivos; Políticas Públicas de Trabalho, Lazer e Turismo; Universidade e Centros de Pesquisa; (3) Turismo - Sociologia do Turismo; Educação, Trabalho e Ocupação no Turismo; Gestão, Planejamento e Governança em Destinos Turísticos; Gestão Pública e Políticas Públicas em Turismo, Indicadores Turísticos, Políticas de Lazer. Autores de maior interesse: (realismo crítico) Roy Bhaskar, Margaret Archer, Frédéric Vandenberghe; (teoria social) Pierre Bourdieu, Anthony Giddens, Georges Gurvitch; (teoria organizacional / institucional) Michel Crozier, Erhard Friedberg, DiMaggio & Powell, Neil Flegstein; (movimentos sociais) Sidney Tarrow, Alberto Melucci, Alain Touraine; (políticas públicas) Pierre Muller, Aguillar Villanueva, March & Olsen, Thomas Dye. Disciplinas regulares: Teoria/Sociologia das Organizações, Políticas Públicas, Realismo Crítico, Análise do Discurso.

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Publicado

09-05-2024

Como Citar

Horsth, H. B. de O., & Pimentel, T. D. (2024). Os referenciais curriculares estaduais para educação infantil e ensino fundamental alinhados à BNCC: avaliação da presença da parte diversificada por meio de modelagem de tópicos. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e87052. https://doi.org/10.5902/2318133887052