Gestão e preconceito racial

Autores

  • Jacilda Siqueira de Siqueira Pinho Uned

DOI:

https://doi.org/10.5902/217621717957

Resumo

O presente artigo reflete a situação de crianças negras na Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini, situada no Bairro da Ponte, município de Diamantino, Mato Grosso. Foram feitas entrevistas com diretores, coordenadores e alunos. As entrevistas evidenciaram que a escola procura priorizar o trabalho com a diversidade étnica. Os entrevistados concebem que existe a mistura de raça no Brasil, porém, concordam que o currículo escolar não discute este problema no planejamento pedagógico que se percebe um rápido enfoque em relação ao assunto. Percebe-se, ao longo deste trabalho, que os entrevistados sentem-se desconfortáveis ao tocar no assunto, demonstraram que existe uma névoa de insatisfação pairando sobre a escola. Por fim, sugere-se que os gestores programem ações como projetos pedagógicos e atividades que abordem francamente de forma desmascarada a discriminação racial.

Palavras-chave: desigualdades, gestão, discriminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacilda Siqueira de Siqueira Pinho, Uned

Professora especialista da Educação básica de Diamantino-MT, licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso  e Pedagogia pela Universidade Ferderal de Mato Grosso, atuando no magistério desde 1996, pós graduada em Linguística e pedagogia empresarial.

Referências

CAVALLEIRO. Eliane. Valores civilizatórios dimensões históricas para uma educação anti-racista. In: MEC. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: Secad, 2006.

COSTA. Cândida Soares. O negro no livro didático de língua portuguesa: imagens e percepções de alunos e professores. Cuiabá: UFMT/IE, 2007.

LOPES, Ana Lúcia. Currículo, escola e relações étnicorraciais. In: Educação africanidades. Brasília: MEC/Secad/UNB/Cead, 2006.

MENEZES. Waléria. O papel do gestor escolar. Disponível em: <http://webatrigos.com.br>. Acesso em 25 maio 2009.

SILVA. Hédio Jr. Discriminação racial nas escolas: entre a lei e as práticas sociais. Brasilia: Unesco, 2002.

Downloads

Publicado

13-04-2014

Como Citar

Pinho, J. S. de S. (2014). Gestão e preconceito racial. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 3(5), 75–83. https://doi.org/10.5902/217621717957

Edição

Seção

Artigos