Egressos do curso de Medicina Veterinária da UFF: situação profissional atual e opiniões acerca da formação acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133870438

Palavras-chave:

Medicina veterinária, Currículo, Egressos, Avaliação de cursos, Curso de Graduação

Resumo

Os cursos de Medicina Veterinária, têm atualizado regularmente seus currículos de modo a atender às demandas da sociedade e da legislação vigente. No entanto, um levantamento de dados sobre a situação profissional dos egressos e suas opiniões sobre a formação acadêmica recebida, podem contribuir significativamente para esse processo. Nesse sentido, informações sobre uma população de egressos do curso de Veterinária da UFF foram coletadas a partir do banco de dados da instituição. Além disso, uma amostra dessa população foi consultada, por meio de questionário online. Os resultados obtidos nessas duas abordagens permitiram conhecer o perfil sociodemográfico da população, bem como o perfil socioeconômico e profissional da amostra, além de suas opiniões a respeito da experiência acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Decreto n. 8.319, de 20 de outubro de 1910: cria o Ensino Agronomico e approva o respectivo regulamento. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-8319-20-outubro-1910-517122-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 13 jan. 2022.

BRASIL. Resolução n 2, 2007: dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Brasil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/rces002_07.pdf. Acesso em: 13 jan. 2022

CAMPOS, Gabriela Marin van der Broocke et al. Autoavaliação de médicos veterinários sobre sua competência clínica ao ingressarem em programas de residência. Pubvet, Maringá, v. 10, n. 10, 2016, p. 741-748.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA. Censo: médicos veterinários e zootecnistas. Disponível em: https://www.cfmv.gov.br/censo/transparencia/2017-2020/2020/12/11/. Acesso em: 13 jan. 2022a.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA. Mulheres ocupam espaço crescente na medicina veterinária e na zootecnia. Disponível em: https://www.cfmv.gov.br/mulheres-ocupam-espaco-crescente-na-medicina-veterinaria-e-na-zootecnia/comunicacao/noticias/2018/03/08/. Acesso em: 6 jul. 2021b.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA. Setembro Amarelo e a importância da saúde mental dos profissionais. Disponível em: https://www.cfmv.gov.br/setembro-amarelo-e-a-importancia-da-saude-mental-dos-profissionais/comunicacao/noticias/2020/09/14/. Acesso em: 13 jan. 2022c.

CRUZ, Carolina Alvarenga et al. O ensino da saúde pública veterinária nos cursos de graduação em Medicina Veterinária da região Sudeste do Brasil. Revista de Ciência Veterinária e Saúde Pública, Maringá, v. 3, n. 2, 2016, p. 76-91.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

ILKIW, Jan E et al. Curricular revision and reform: the process, what was important, and lessons learned. Journal of Veterinary Medical Education, Toronto, v. 44, n. 3, 2017, p. 480-489.

IRVINE, Leslie; VERMILYA, Jenny R. Gender work in a feminized profession: the case of veterinary medicine. Gender & Society, United Kingdom, v. 24, n. 1, 2010, p. 56-82.

JUNIOR, Paulo Lima et al. Taxas longitudinais de retenção e evasão: uma metodologia para estudo da trajetória dos estudantes na educação superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 102, 2019, p. 157-178.

KANEKO, Regina Mayumi Utiyama; BAENA DE MORAES LOPES, Maria Helena. Cenário em simulação realística em saúde: o que é relevante para a sua elaboração? Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 53, 2019, p. 1-8.

LANE, India F.; ROOT KUSTRITZ, Margaret V.; SCHOENFELD-TACHER, Regina M. Veterinary curricula today: curricular management and renewal at AAVMC member institutions. Journal of Veterinary Medical Education. Toronto, v. 44, n. 3, 2017, 381-439

LLOYD, Ciaran; CAMPION, Deirdre P. Occupational stress and the importance of self-care and resilience: focus on veterinary nursing. Irish Veterinary Journal, United Kingdom, v. 70, n. 1, 2017, p. 1-7.

LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 16, n. 37, 2005, p. 73-84.

MALAGRIS, Lúcia Emmanoel Novaes; FIORITO, Aurineide Canuto Cabraíba. Avaliação do nível de stress de técnicos da área de saúde. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 23, n. 4, 2006, p. 391-398.

MELLO, Julio. Psicossomática hoje. São Paulo: Artes Médicas, 1992.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.

MONDADORI, Rafael Gianella et al. A trajetória da mulher nos cursos de Medicina Veterinária no Brasil. Revista CFMV, Brasília, v. 19, n. 58, 2013, p. 19-21.

PFUETZENREITER, Marcia Regina. O ensino da medicina veterinária preventiva e saúde pública nos cursos de medicina veterinária: estudo de caso realizado na Universidade do Estado de Santa Catariana. Florianópolis: Udesc, 2003. 483f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências). Universidade do Estado de Santa Catariana.

SAHÃO, Fernanda Torres; KIENEN, Nádia. Adaptação e saúde mental do estudante universitário: revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 25, 2021, p. 1-13.

SCHWARTZMAN, Simon; CASTRO, Maria Helena de Magalhães. A trajetória acadêmica e profissional dos alunos da USP. São Paulo: Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior, 1991. Disponível em: http://nupps.usp.br/downloads/docs/ap9205.pdf. Acesso em: 22 mai. 2022

SLATER, Margaret R.; SLATER, Miriam. Women in veterinary medicine. Journal of the American Veterinary Medical Association, United States, v. 217, n. 4, 2000, p. 472-476.

TOMASI, Suzanne E. et al. Suicide among veterinarians in the United States from 1979 through 2015. Journal of the American Veterinary Medical Association, United States, v. 254, n. 1, 2019, p. 104.

Downloads

Publicado

11-08-2022

Como Citar

Pereira, H. de S., Valente , L. C. M. ., Trezze , I. M. M., & Leão-Ferreira, L. R. (2022). Egressos do curso de Medicina Veterinária da UFF: situação profissional atual e opiniões acerca da formação acadêmica. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e70438, p. 1–17. https://doi.org/10.5902/2318133870438