Culturas docentes e cultura organizacional num instituto federal de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133868214

Palavras-chave:

Cultura Organizacional. Cultura Escolar. Subculturas. Docentes.

Resumo

Neste texto, relata-se os resultados de um estudo que teve por objetivo analisar a influência de subculturas ou microcampos docentes nas variáveis da cultura organizacional do IFRN, a partir do contexto de expansão da rede de educação profissional. Para tanto, partiu-se de referências de modelo teórico relacionado com cultura escolar, cultura organizacional escolar e cultura organizacional de escola. Foi desenvolvido um estudo de natureza qualitativa, por meio do método do estudo de caso, e que adotou o IFRN como campo de observação. Para a coleta de dados foi administrado um inquérito por questionário junto a 213 professores a instituição. Foi possível constatar a existência de microcampos docentes e subculturas inseridas nesses microcampos, capazes de interferir na percepção da cultura organizacional. Os conflitos, jogos de interesses e ambiguidades na formação dessas subculturas evidenciaram manifestações culturais diferenciadoras e fragmentadores no interior dos microcampos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jássio Pereira de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Jássio Pereira de Medeiros é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e tem doutorado em Educação pela Universidade do Minho (PT), com diploma reconhecido no Brasil pela Universiade Federal de Pernambuco.

Referências

BOGDAN, Robert; BILKEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

COCHRAN, William. Sampling techniques. New York: John Wiley & Sons, 1977.

FERREIRA, Maria Cristina et al. Desenvolvimento de um instrumento brasileiro para avaliação da cultura organizacional. Estudos de Psicologia, Natal, v. 7, n. 2, p. 271-280, 2002.

GIANEZINI, Quelen. A expansão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no Rio Grande do Sul e o ensino jurídico. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 25, 2011. São Paulo: Anpae, 2011.

HAIR, Joseph et al. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HARGREAVES, Andy. Os professores em tempos de mudança: o trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: Mc Graw-Hill, 1998.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 1, 2001, p. 9-44.

KUENZER, Acácia Zeneida. Educação e trabalho no Brasil: o estado da questão. Brasília: Inep, 1991.

LIMA, Jorge Manuel Ávila. As culturas colaborativas nas escolas: estruturas, processos e conteúdos. Porto: Porto Editora, 2002.

LIMA, Licínio. A Escola como organização e a participação na organização escolar: um estudo da escola secundária em Portugal (1974-1988). Braga: Universidade do Minho, 1992.

MARTIN, Joanne; SIEHL, Caren. Organizational culture and counterculture: An uneasy symbiosis. Organizational dynamics, New York, v. 12, n. 2, 1983, p. 52-64.

MARTIN, Joanne. Cultures in organizations: three perspectives. New York: Oxford University Press, 1992.

MARTIN, Joanne; FROST, Peter. Jogos de guerra na cultura organizacional: a luta pelo domínio intelectual. In: CLEGG, Stewart; HARDY, Cynthia; NORD, Walter (eds.). Handbook de estudos organizacionais 2, São Paulo: Atlas, p. 219-251, 2001.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.

PACHECO, Eliezer Moreira. Institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.

PÉREZ GÓMEZ, Angel I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.

RILEY, Patricia. A Structurationist account of political culture. Administrative Science Quarterly, Ithaca-NY, v. 28, n. 3, 1983, p. 414-437.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A vez e a voz dos professores: contributo para o estudo da cultura organizacional da escola primária. Porto: Porto Editora, 1994.

SMIRCICH, Linda. Concepts of culture and organizational analysis. Administrative Science Quaterly, Ithaca-NY, v. 28, 1983, p.339-358.

STAKE, Robert. Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata, 1999.

TABACHNICK, Barbara; FIDELL, Linda. Using multivariate statistics. New York: Harper & Row, 1989.

TEIXEIRA, Lucia Helena. Cultura organizacional da escola: uma perspectiva de análise e conhecimento da unidade Escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2000, p. 7-22.

TENTI FANFANI, Emilio. La condición docente: datos para el análisis comparado Argentina, Brasil, Perú y Uruguay. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 2007.

TORRES, Leonor Lima. Cultura organizacional em contexto educativo: sedimentos culturais e processos de construção do simbólico numa escola secundária. Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, 2004.

TORRES, Leonor Lima. Cultura organizacional no contexto escolar: o regresso à escola como desafio na reconstrução de um modelo teórico. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 49, 2005, p. 435-451.

TORRES, Leonor Lima. Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 23, 2013, p. 51-76.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Culturas escolares, reformas e innovaciones: entre la tradición y el cambio. JORNADAS ESTATALES DEL FÓRUM EUROPEO DE ADMINISTRADORES DE LA EDUCACIÓN, 8, 1996. Actas … Murcia: Feae, 1996, p. 17-29.

VAN MAANEN, John. Reclaiming qualitative methods for organizational research: a preface. Administrative Science Quarterly, Ithaca-NY, v. 24, n. 4, 1979, p. 520-526.

VAN MAANEN, John; BARLEY, Stephen. Cultural organization: fragments of a theory. Cambridge/MA: Alfred P Sloan School of Management, 1983.

Downloads

Publicado

20-01-2022

Como Citar

Medeiros, J. P. de. (2022). Culturas docentes e cultura organizacional num instituto federal de educação. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e68214, p. 1–27. https://doi.org/10.5902/2318133868214