Práticas avaliativas para a aprendizagem de professores numa unidade municipal de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133868004

Palavras-chave:

Avaliação educacional, educação infantil, escolarização

Resumo

Neste texto apresentam-se resultados de pesquisa pela qual objetivou-se compreender os sentidos atribuídos por docentes de uma instituição de educação infantil sobre as práticas avaliativas para aprendizagem mobilizadas no cotidiano escolar. A pesquisa teve caráter qualitativo e utilizou-se como método o estudo de caso etnográfico. Os participantes da pesquisa foram 24 professores que atuam numa instituição de educação infantil na cidade de Vila Velha/ES. Como documentos utilizou-se narrativas, diário de campo e registros imagéticos. A análise dos dados sinalizou para o compartilhamento de uma concepção avaliativa formativa reguladora centralizada no docente, de maneira que o sentido produzido por meio das práticas avaliativas está associado ao caráter informativo daquilo que se passa no cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Marciel Barcelos, Universidade Federal do Tocantins

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFT

Aline Oliveira Vieira, Prefeitura Municipal de Serra/ES

Docente da Prefeitura Municipal de Serra/ES

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFES

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Publicado

20-01-2022

Como Citar

Barcelos, M., Vieira, A. O., & Santos, W. dos. (2022). Práticas avaliativas para a aprendizagem de professores numa unidade municipal de educação infantil. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e68004 , p. 1–18. https://doi.org/10.5902/2318133868004