Práticas avaliativas para a aprendizagem de professores numa unidade municipal de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133868004Palavras-chave:
Avaliação educacional, educação infantil, escolarizaçãoResumo
Neste texto apresentam-se resultados de pesquisa pela qual objetivou-se compreender os sentidos atribuídos por docentes de uma instituição de educação infantil sobre as práticas avaliativas para aprendizagem mobilizadas no cotidiano escolar. A pesquisa teve caráter qualitativo e utilizou-se como método o estudo de caso etnográfico. Os participantes da pesquisa foram 24 professores que atuam numa instituição de educação infantil na cidade de Vila Velha/ES. Como documentos utilizou-se narrativas, diário de campo e registros imagéticos. A análise dos dados sinalizou para o compartilhamento de uma concepção avaliativa formativa reguladora centralizada no docente, de maneira que o sentido produzido por meio das práticas avaliativas está associado ao caráter informativo daquilo que se passa no cotidiano escolar.
Downloads
Referências
ALAVARSE, Ocimar Munhoz; CHAPPAZ, Raíssa de Oliveira; FREITAS, Pâmela Feliz. Avaliações da aprendizagem externas em larga escala e gestores escolares: características, controvérsias e alternativas. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 28, n. 1, 2021, p.224-250.
BARCELOS, Marciel; SANTOS, Wagner; FERREIRA NETO, Amarílio. Aprender na educação física: diálogos com as crianças e a professora. Journal of Physical Education, Maringá, v. 28, 2017, p. 1-16.
BARCELOS, Marciel; SANTOS, Wagner; FERREIRA NETO, Amarílio. Crianças, infância e escolarização: tessituras na transição da educação infantil para o ensino fundamental de nove anos. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, 2015, p. 84-101.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica. São Paulo: Brasiliense, 1994.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
COSTA, Oséias Silva. Avaliação formativa na educação: um passo para o sucesso. Regae: Rev. Gest. Ava. Educ., Santa Maria, v. 6, n. 11, 2017, p. 137-141.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre a avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FUZII, Fábio Tomio. Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura. Rio Claro: Unesp, 2010. 197f. Dissertação (Mestrado em Pedagogia da Motricidade Humana). Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GLAP, Graciele; BRANDELISE, Mary Ângela Teixeira; ROSSO, Ademir José. Análise da produção acadêmica sobre a avaliação na/da educação infantil do período 2000-2012. Praxis Educativa, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, 2014, p. 43-67.
GOC-KARP, Grace; WOODS, Marianne. Preservice teacher’s perceptions about assessment and it’s implementation. Journal of Teaching in Physical Education, Champaign, v. 27, n. 3, 2008, p. 327-346.
HARLEN, W; JAMES, M. Assessment and learning: differences and relationships between formative and summative assessment. Assessment in education: principles, police and practice, Londres, v. 4, n. 3, 1997, p. 365-379.
HOFFMANN, Jussara. Dossiês, portfólios, relatórios de avaliação. In: HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2004, p. 200-207.
LANO, Marciel Barcelos. Praticas cotidianas da educação física na transição da educação infantil ao ensino fundamental. Vitória: Ufes, 2015. 121f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo.
LÓPEZ-PASTOR, Victor et al. Alternative assessment in physical education: a review of international literature. Sport, Education and Society, Quorn, v. 18, n. 1, 2013, p. 57-76.
MOTA, Diego; MAMADE-NEVES, Maria Apparecida Campos. Percepções e representações sociais de professores acerca de avaliação da aprendizagem: um estudo das produções em teses e dissertações (2009-2019). Regae: Rev. Gest. Ava. Educ., Santa Maria, v. 10, n. 19, 2021. p. 1-21.
SANTOS, Wagner et al. Avaliação em educação física escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932-2014). Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1, 2018, p. 9-22.
SANTOS, Wagner et al. Avaliação na educação física escolar: construindo possibilidades para a atuação profissional. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 4, 2014, p. 153-179.
SANTOS, Wagner et al. Avaliação na educação física escolar: reconhecendo a especificidade de um componente curricular. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 1, 2015, p. 1-15.
SANTOS, Wagner et al. Educação física na educação infantil: um olhar sobre o panorama do Estado do Espírito Santo. In: SCHNEIDER, Omar; GAMA, Jean Carlo Freitas (org.). Educação física e seus caminhos: programa de educação tutorial. Vitória: Virtual Livros, 2017, v. 1, p. 19-46.
SANTOS, Wagner. Currículo e avaliação na educação física: do mergulho à intervenção. Vitória: Proteoria, 2005.
SANTOS, Wagner; MAXIMIANO, Francine Lima. Avaliação na Educação Física escolar: singularidades e diferenciações de um componente curricular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 35, 2013, p. 883-896.
SARMENTO, Manuel Jacinto. A reinvenção do ofício de criança e de aluno. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 6, n. 3, 2011, p. 581-602.
SARMENTO, Manuel Jacinto. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 137-179.
SILVA, Alcir Horácio. A organização do trabalho pedagógico e a avaliação da aprendizagem na educação física no Colégio de Aplicação da UFG. Salvador: UFBA, 2010. 210f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia.
TONELLO, Denise Maria Milan. Portfólios na educação infantil: um projeto de intervenção fundamentado na ação formativa. São Paulo: PUCSP, 2015. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
VIEIRA, Aline Oliveira. Educação Física e a Pedagogia da Infância: leituras das práticas avaliativas por narrativas e imagens. Vitória: Ufes, 2018. 320f. Tese (Doutorado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo.
VIEIRA, Aline Oliveira; FERREIRA NETO, Amarílio; SANTOS, Wagner. Práticas avaliativas indiciárias e os sentidos atribuídos ao aprender na educação física em nove anos de escolarização. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 10, 2020, p. 200-207.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.