Experiências da gestão escolar visando à formação de funcionários administrativos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133865003Palavras-chave:
formação em serviço, trabalhadores em educação, gestão escolar, funcionários administrativos da escola.Resumo
Neste trabalho buscou-se refletir acerca de algumas experiências de cunho formativo destinadas à funcionários administrativos de uma escola de educação para o trabalho. Por meio do discurso e da prática social de que todos os que atuam nessa instituição são educadores em suas atitudes, as equipes administrativas - atendimento, biblioteca, secretaria, manutenção, recursos humanos, limpeza, tecnologia da informação e assistentes de coordenação - vivenciaram processos formativos visando a contribuir para a instalação de um espaço escolar democrático. Nesse caminho, apresentar-se-ão algumas propostas da equipe gestora que fomentaram o trabalho das equipes administrativas enquanto trabalhadores em escola. Para além das vivências, serão evidenciados os processos que impulsionaram essa sequência formativa. A pergunta norteadora deste trabalho foi a seguinte: como a formação das equipes administrativas pode subsidiar para que todos os setores da escola sejam espaços de aprendizagem?
Downloads
Referências
AZANHA, José Mário Pires. Educação: alguns escritos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1987.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso: 27 mar. 2021.
CANÁRIO, Rui. Formação e desenvolvimento profissional dos professores. Lisboa: Ministério da Educação, 2008, p. 133-148.
CIMEAC. A educação como projeto de corresponsabilização: práticas, saberes e mudança social no século XXI - entrevista com José Pacheco. Cadernos Cimeac, Uberada, v. 6, n. 2, 2016, p. 5-14.
DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por. Acesso em: 18 mar. 2021.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1979.
FREIRE, Paulo. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
KUNTER, Mareike et. al. Professional competence of teachers: effects on instructional quality and student development. American Psychological Association: Journal of Educational Psychology. Washington, v. 105, n. 3, 2013, p. 805-820.
PERRENOUD, Philippe. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso, 2013.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lucia Trevisan. O coordenador pedagógico e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. São Paulo: FVC, 2011.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lucia Trevisan. Retrato do coordenador pedagógico brasileiro: nuanças das funções articuladoras e transformadoras. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lucia Trevisan (org.). O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. São Paulo: Loyola, 2015, p. 9-24.
SCHMIDT, Leide Mara. A desconhecida dinâmica da escola. In: RIBAS, Mariná Holzmann (org.). Formação de professores: escolas, práticas e saberes. Ponta Grossa: UEPG, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.