Experiências da gestão escolar visando à formação de funcionários administrativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133865003

Palavras-chave:

formação em serviço, trabalhadores em educação, gestão escolar, funcionários administrativos da escola.

Resumo

Neste trabalho buscou-se refletir acerca de algumas experiências de cunho formativo destinadas à funcionários administrativos de uma escola de educação para o trabalho. Por meio do discurso e da prática social de que todos os que atuam nessa instituição são educadores em suas atitudes, as equipes administrativas - atendimento, biblioteca, secretaria, manutenção, recursos humanos, limpeza, tecnologia da informação e assistentes de coordenação - vivenciaram processos formativos visando a contribuir para a instalação de um espaço escolar democrático. Nesse caminho, apresentar-se-ão algumas propostas da equipe gestora que fomentaram o trabalho das equipes administrativas enquanto trabalhadores em escola. Para além das vivências, serão evidenciados os processos que impulsionaram essa sequência formativa.  A pergunta norteadora deste trabalho foi a seguinte: como a formação das equipes administrativas pode subsidiar para que todos os setores da escola sejam espaços de aprendizagem?

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Biografia do Autor

Caio Silva Nascimento, Senac-SP e UERJ

Atuo como Supervisor Educacional no Senac-SP, Pedagogo, Professor de Arte, Especialista em Formação de Educadores pelo IFSP, Mestre em Educação pelo Cefet-MG e Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ.

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Publicado

03-11-2021

Como Citar

Nascimento, C. S. (2021). Experiências da gestão escolar visando à formação de funcionários administrativos. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e65003, p. 1–13. https://doi.org/10.5902/2318133865003