O apoio da superintendência escolar aos gestores escolares do Ceará durante a implantação do ensino remoto: uma análise sob a ótica dos gestores da Regional Crede 3, Acaraú
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133861863Palavras-chave:
Gestão. Superintendência Escolar. Ensino Remoto.Resumo
Neste artigo tem-se o objetivo de apresentar uma avaliação dos gestores sobre a atuação da Superintendência Escolar da Seduc/CE na orientação, apoio e qualificação da gestão escolar no que diz respeito à implantação e acompanhamento do plano de atendimento domiciliar no período de ensino remoto. Utilizou-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, de natureza aplicada, visando a avaliação do serviço da superintendência pelos gestores e a geração de conhecimentos sobre a prática desse colaborador. A metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário estruturado e análise dos resultados contextualizando com a bibliografia. Concluiu-se que o apoio da Superintendência tornou-se essencial no processo de implementação do PAD, uma vez que orientou, acompanhou e gerou reflexão sobre a atuação dos gestores, fortalecendo sua atuação na organização dos processos escolares, com foco na interação, manutenção de vínculo e aprendizagem dos estudantes. Constatou-se também que o serviço da Superintendência gerou uma relação de confiança, corresponsabilização e proximidade das escolas com as demais instâncias da rede, o que contribuiu para uma implantação mais eficaz do plano de atendimento domiciliar das escolas.
Palavras-chave: gestão, superintendência escolar, ensino remoto.
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