O gerencialismo na gestão da educação básica estadual de Mato Grosso/Brasil

Autores

  • Divino Batista Alves Rosa Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer - Escola Estadual Rosa dos Ventos

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133833057

Resumo

Neste texto apresenta-se o influxo do gerencialismo na configuração da gestão da educação básica estadual pelo governo do estado de Mato Grosso (2015/2018). Para tanto, utilizamos da revisão bibliográfica e análise de documentos. A influência da lógica do gerencialismo aparece na gestão da educação básica do Estado de Mato Grosso por meio de ações e programas, tais como a Avaliação Diagnóstica do Ensino Público Estadual de Mato Grosso (Adepe-MT), teste estandardizado aplicado nos 2º, 4°, 6º e 8º ano do ensino fundamental, e no 1º e 2º anos do ensino médio, assim como na regulação do trabalho dos professores por meio da definição dos objetivos de aprendizagens inseridos no sistema de diário eletrônico.

Palavras-chave: gestão da educação; gerencialismo; teste estandardizado.

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Publicado

21-08-2018

Como Citar

Rosa, D. B. A. (2018). O gerencialismo na gestão da educação básica estadual de Mato Grosso/Brasil. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 7(16), 67–75. https://doi.org/10.5902/2318133833057

Edição

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Artigos