O gerencialismo na gestão da educação básica estadual de Mato Grosso/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133833057Resumo
Neste texto apresenta-se o influxo do gerencialismo na configuração da gestão da educação básica estadual pelo governo do estado de Mato Grosso (2015/2018). Para tanto, utilizamos da revisão bibliográfica e análise de documentos. A influência da lógica do gerencialismo aparece na gestão da educação básica do Estado de Mato Grosso por meio de ações e programas, tais como a Avaliação Diagnóstica do Ensino Público Estadual de Mato Grosso (Adepe-MT), teste estandardizado aplicado nos 2º, 4°, 6º e 8º ano do ensino fundamental, e no 1º e 2º anos do ensino médio, assim como na regulação do trabalho dos professores por meio da definição dos objetivos de aprendizagens inseridos no sistema de diário eletrônico.
Palavras-chave: gestão da educação; gerencialismo; teste estandardizado.
Downloads
Referências
ABRUCIO, Fernando Luiz. O impacto do modelo gerencial na administração pública: um breve estudo sobre a experiência internacional recente. Brasília: Enap, 1997.
APPLE, Michael. Para além da lógica do Mercado: compreendendo e opondo-se ao neoliberalismo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
AZEVEDO, Janete Maria Lins. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 2004.
AZEVEDO, Janete Maria Lins. O estado, a política educacional e a regulação do setor educação no Brasil: uma abordagem histórica. In: AGUIAR, Márcia Angela da S; FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Gestão da educação, impasses, perspectivas e compromisso. São Paulo: Cortez, 2011, p. 91-112.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em <http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%209.394-1996?OpenDocument>. Acesso em 14 jun. 2016.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRESSER PEREIRA, Luís Carlos. A reforma do estado dos anos 90 lógica e mecanismos de controle. Lua Nova Revista de Cultura e Política, São Paulo, n. 45, 1998, p. 49-95.
DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação e sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, 2016, p. 921-946.
DOURADO, Luiz Fernandes. O público e o privado na agenda educacional brasileira. In: In: AGUIAR, Márcia Angela da S; FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Gestão da educação, impasses, perspectivas e compromisso. São Paulo: Cortez, 2011, 45-86.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Política e gestão educacional na contemporaneidade. In: FERREIRA, Eliza Bartolozzi; OLIVEIRA, Dalila Andrade (org.). Crise da escola e políticas educativas. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 35-57.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2012.
HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.
HYPOLITO, Álvaro Moreira. Políticas curriculares, estado e regulação. Educação e sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, 2010, p. 1337-1354.
LIMA, Licínio C. Aprender para ganhar, conhecer para competir: sobre a subordinação da educação na sociedade da aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2012.
MATO GROSSO. Governo de Mato Grosso. Seduc e consultoria Falconi Educação assinam contrato. Disponível em < http://www.mt.gov.br/-/3932867-seduc-e-consultoria-falconi-educacao-assinam-contrato>. Acesso em 09 maio 2016.
MATO GROSSO. Orientações curriculares: concepções para a educação básica. Cuiabá: Gráfica Print, 2010.
MATO GROSSO. Edital n. 001/2016/ PMI-SEDUC/MT: Procedimento de manifestação de interesse. Cuiabá: SEDUC/MT-PAR, 2016. Disponível em <http://www.mtpar.mt.gov.br/#!blank-2/t62bt>. Acesso em 10 maio 2016.
MATO GROSSO. Orientativo pedagógico 2016. Cuiabá: SEDUC/MT, 2016.
MORAES, R. Neoliberalismo: de onde vem para onde vai? São Paulo: Senac, 2001.
OLIVEIRA, D. A. A gestão democrática da educação no contexto da reforma do Estado. In: In: AGUIAR, Márcia Angela da S; FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Gestão da educação, impasses, perspectivas e compromisso. São Paulo: Cortez, 2011, p. 117-145.
PAULA, A. P. P. Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 45, n. 1, p.36-49, jan/mar. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v45n1/v45n1a05.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2016
PERONI, Vera. Política educacional e papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SCHNEIDER, Marilda Pasqual; NARDI, Elton Luiz. Accountability em educação: mais regulação da qualidade ou apenas um estágio do Estado-avaliador? ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 17, n. 1, 2015, p. 58-74. Disponível em <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634818>. Acesso em 23 mar. 2016.
SHIROMA, Eneida Oto et al. Política educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
VIEIRA, Evaldo Amaro. Os direitos e a política social. São Paulo: Cortez, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.