Escola sem gestor: alguns apontamentos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133832384Resumo
Relata-se neste texto os resultados de um trabalho que teve como objetivo investigar as representações de professores acerca de uma escola funcionar sem a presença do gestor. A literatura mostra a persistência do modelo hierarquizado de gestão, embora existam estudos que indicam outras possibilidades de gestão escolar (Paro, 2011). Articulou-se dois momentos: o primeiro corresponde ao corpus teórico, cujas abordagens estão relacionadas à legislação educacional e os estudos de Abdian, Oliveira e Jesus (2013), Marangoni (2017), Paro (2011). O segundo abrange a coleta de dados, tendo como questões norteadoras: o que os professores entendem sobre o papel do gestor escolar? O que eles pensam acerca da escola funcionar sem a presença do gestor? Os resultados apontaram que é possível outros modos de gestão escolar.
Palavras-chave: gestor escolar; o papel do gestor; modos de gestão escolar.
Downloads
Referências
ABDIAN, Graziela Zambão; OLIVEIRA, Maria Eliza Nogueira; JESUS, Graziela de. Função do diretor na escola pública paulista: mudanças e permanências. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 3, 2013, p. 977-998.
CONCHAS. Lei complementar n. 246, de 27 de abril de 2016. Dispõe sobre o plano de carreira e remuneração dos profissionais da Educação Básica do município de Conchas e dá outras providencias. Conchas: Prefeitura Municipal, 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus, 2015.
MARANGONI, Ricardo Alexandre. Gestores escolares: representações e práticas. Curitiba: CRV, 2017.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação. Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
PARO, Vitor Henrique. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.