Escola sem gestor: alguns apontamentos

Autores

  • Ronaldo Gomes Pinto FACON
  • Ricardo Alexandre Marangoni UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133832384

Resumo

Relata-se neste texto os resultados de um trabalho que teve como objetivo investigar as representações de professores acerca de uma escola funcionar sem a presença do gestor. A literatura mostra a persistência do modelo hierarquizado de gestão, embora existam estudos que indicam outras possibilidades de gestão escolar (Paro, 2011). Articulou-se dois momentos: o primeiro corresponde ao corpus teórico, cujas abordagens estão relacionadas à legislação educacional e os estudos de Abdian, Oliveira e Jesus (2013), Marangoni (2017), Paro (2011). O segundo abrange a coleta de dados, tendo como questões norteadoras: o que os professores entendem sobre o papel do gestor escolar? O que eles pensam acerca da escola funcionar sem a presença do gestor? Os resultados apontaram que é possível outros modos de gestão escolar.

Palavras-chave: gestor escolar; o papel do gestor; modos de gestão escolar.

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Biografia do Autor

Ronaldo Gomes Pinto, FACON

Licenciado em Pedagogia pela FACON.

Ricardo Alexandre Marangoni, UFPR

Pós-Doutorando em Educação (UFPR), Doutor e Mestre em Educação (UMESP), Especialista em Gestão Escolar (USP), Licenciado em Pedagogia (UNIBAN), Mestre, Bacharel e Licenciado em Geografia (PUC-SP). Atualmente é diretor de escola (SEE-SP) e professor universitário (FACON). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos temas: políticas e gestão da educação básica e representações sociais.

Referências

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Publicado

21-08-2018

Como Citar

Pinto, R. G., & Marangoni, R. A. (2018). Escola sem gestor: alguns apontamentos. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 7(16), 127–138. https://doi.org/10.5902/2318133832384

Edição

Seção

Artigos