PEA/Unesco Brasil: a experiência da primeira escola associada de Santa Maria/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829924Resumo
Neste texto descreve-se a experiência de participação da Escola Municipal de Educação Infantil Borges de Medeiros, de Santa Maria/RS, no Programa Escolas Associadas da Unesco - PEA/Unesco. Este programa tem como objetivo disseminar os valores da Unesco no âmbito da comunidade escolar, com vistas a fazer de cada escola uma célula da organização e que busque formar líderes capazes de transformar e melhorar a vida na sua comunidade. A Emei Borges de Medeiros participou da edição do PEA/Unesco de 2017 e foi certificada pelo desenvolvimento do projeto intitulado Com imaginação e ação as crianças transformam em realidade a sustentabilidade, que envolveu atividades relacionadas com valores para a boa convivência, respeito ao próximo, alimentação saudável, conhecimento de fauna e flora, dos répteis, cuidado com a saúde do corpo, valorização da cultura local com apresentações artísticas e educação musical.
Palavras-chave: educação infantil; Programa Escolas Associadas da Unesco; Emei Borges de Medeiros.
Downloads
Referências
BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996.
CAMPOS, Maria Malta; ROSEMBERG, Fulvia; FERREIRA, Isabel M. Creches e pré-escolas no Brasil. São Paulo: Cortez, 1993.
INSUMOS PARA O DEBATE 2. Emenda constitucional n. 59/2009 e a educação infantil: impactos e perspectivas. São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2010.
KUHLMANN JÚNIOR, Moisés. O jardim de infância e a educação das crianças pobres: final do século XIX início do século XX. In: MONARCHA, Carlos. Educação da infância brasileira 1875-1983. São Paulo: Autores Associados, 2001, p. 50-72.
REVISTA PEA-UNESCO. Brasília: Unesco, ano 9, n. 11, 2017.
UNESCO. Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: objetivos de aprendizagem. Brasília: Unesco, 2017.
UNESCO. Os serviços para a criança de 0 a 6 anos no Brasil. Brasília: Unesco, 2003. Disponível em <https://nacoesunidas.org/agencia/unesco>. Acesso em 22 out. 2016.
UNESCO. Relatório de monitoramento global 2016: educação para as pessoas e o planeta: criar futuros sustentáveis para todos. UNESCO PARIS, 2016. Disponível em unesdoc.unesco.org/images/0024/002457/245745POR.pdf. Acesso em 22 out. 2016.
CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: Ministério da Educação, 2010.
SHULTZ, Lynette; IOSIF, Ranilce Guimarães. O impacto de se tornar uma escola associada da UNESCO (PEA) no Brasil. Edmonton: University of Alberta, 2009. Disponível em <https://nacoesunidas.org/agencia/unesco>. Acesso em 22 out. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.