Uso da gestão da informação e do conhecimento na avaliação da política pública de assistência estudantil: algumas questões teóricas e empíricas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829803Resumo
Neste artigo tem-se por objetivo apresentar questões sobre as políticas públicas de assistência estudantil, e algumas propostas de pesquisa, a partir do uso da informação e do conhecimento no processo de avaliação da implantação da política pública. Esta política, Pnaes, foi instituída pelo decreto n. 7.234/2010, e visa a possibilitar à permanência e a conclusão dos cursos pelos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pressuposto é que para avaliar a gestão afetiva da política é necessário entende o conjunto de estratégias e gestão de informação e conhecimento como importante para compreender o mapeamento dos fluxos de informação e possibilitar a coleta e analise das informações. Baseado em North (1990) Tarapanoff (2001), Hoffmann (2009), procura-se relacionar a pratica entre universidade e sociedade. A metodologia adoptada é empírica e exploratória e trabalha-se com a revisão bibliográfica e dados primários sobre a produção e analise na gestão de informação para avaliar as políticas públicas. Os resultados evidenciam que é possível um estudo mais articulado e aprofundado que inclui a gestão de informação e do conhecimento como variável independente na explicação da efetividade e eficácia na implantação da política pública de assistência estudantil.
Palavras-chave: gestão da informação e do conhecimento; política pública; assistência estudantil; Pnae.
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