Uso da gestão da informação e do conhecimento na avaliação da política pública de assistência estudantil: algumas questões teóricas e empíricas

Autores

  • Fidel Terenciano Universidade Federal de Sao Carlos - Brasil Universidade Catolica de Mocambique - FGTI
  • Zito Pedro Universidade Federal do Para
  • Antonio Saliao Universidade Catolica de Mocambique - FGTI

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829803

Resumo

Neste artigo tem-se por objetivo apresentar questões sobre as políticas públicas de assistência estudantil, e algumas propostas de pesquisa, a partir do uso da informação e do conhecimento no processo de avaliação da implantação da política pública. Esta política, Pnaes, foi instituída pelo decreto n. 7.234/2010, e visa a possibilitar à permanência e a conclusão dos cursos pelos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pressuposto é que para avaliar a gestão afetiva da política é necessário entende o conjunto de estratégias e gestão de informação e conhecimento como importante para compreender o mapeamento dos fluxos de informação e possibilitar a coleta e analise das informações. Baseado em North (1990) Tarapanoff (2001), Hoffmann (2009), procura-se relacionar a pratica entre universidade e sociedade. A metodologia adoptada é empírica e exploratória e trabalha-se com a revisão bibliográfica e dados primários sobre a produção e analise na gestão de informação para avaliar as políticas públicas. Os resultados evidenciam que é possível um estudo mais articulado e aprofundado que inclui a gestão de informação e do conhecimento como variável independente na explicação da efetividade e eficácia na implantação da política pública de assistência estudantil.

Palavras-chave: gestão da informação e do conhecimento; política pública; assistência estudantil; Pnae.

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Biografia do Autor

Fidel Terenciano, Universidade Federal de Sao Carlos - Brasil Universidade Catolica de Mocambique - FGTI

Doutorando (PhD) em Ciência Política – UFSCar – Brasil. Politólogo e Mestre em Ciência Politica na UFPA – Brasil. Professor Universitário – UCM e Pesquisador no Centro de Estudos de Partidos Políticos - UFSCar/CNPq – Brasil. Áreas de Interesse: Democracia, Eleições, Partidos Políticos, Estado, Politicas Públicas e Governação e Recursos Humanos.

Zito Pedro, Universidade Federal do Para

Mestrando em Ciencia Politica na UFPA, Docente no Instituto Superior de Gestão, Comércio e Finanças – Moçambique e Candidato ao Doutorado em Politicas Públicas – UFRGS.

Antonio Saliao, Universidade Catolica de Mocambique - FGTI

Docente na Universidade Católica de Moçambique – FGTI – Pemba. Doutorando em Economia pela UCP - Universidade Católica de Porto - Bussines School. E Cioordenador de Cursos de Mestrado em Administracao Publica e Desenvolvimento Economico Local

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Publicado

15-04-2018

Como Citar

Terenciano, F., Pedro, Z., & Saliao, A. (2018). Uso da gestão da informação e do conhecimento na avaliação da política pública de assistência estudantil: algumas questões teóricas e empíricas. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 49–62. https://doi.org/10.5902/2318133829803

Edição

Seção

Artigos