Avaliação no ensino de História: significados e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829260Resumo
Este ensaio constitui-se como parte da pesquisa realizada no Mestrado em Educação da UFSM, sendo aqui problematizados alguns dos muitos significados da avaliação da aprendizagem e trazendo-se, como proposta, atividades que intensifiquem os diálogos em detrimento da exclusividade do conteúdo. A metodologia empregada é o estudo de caso (LUDICE; ANDRÉ, 1986), uma vez que se pesquisa o tema da avaliação em sua singularidade, mas compreendendo-a dentro da multiplicidade da Educação e do contexto em que se manifesta. Sua abordagem qualitativa dedica-se a conhecer o tema como pertencente a um processo e interpreta a avaliação por meio do significado que os próprios sujeitos dão às coisas e à sua vida. Uso como fonte de dados um questionário sobre a representação do professor de História, encaminhado aos acadêmicos do curso de Pedagogia do quinto semestre, no ano letivo de
2009. As referências seguem-se por Aróstegui (2006); Bezerra (In: KARNAL, 2005); Vasconcellos (2001); Hoffmann (2003); Jovchelovitch (1998) e Henriques (In: AZEVEDO, 2006).
Palavras-chave: avaliação, ensino de História, formação docente.
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