Do projeto político-pedagógico ao planejamento estratégico escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133817081Resumo
O projeto político-pedagógico - PPP -, feito como resposta à exigência dos artigos 12, 13, 14 e 15 da LDB/96, cumpriu seu papel na escola. Despertou o planejamento, a busca de identidade institucional e alguma inovação na educação. Mas ele se tornou um documento de pouco impacto, pois, depois de elaborado, o PPP não permaneceu como a referência. O projeto político-pedagógico foi mais o cumprimento de uma exigência legal, em vez de um planejamento estratégico da instituição. Assim, ele exerce pouca influência na vida concreta da gestão da escola. Já o planejamento estratégico escolar - PEE -, voltado para resultados no desempenho da escola, poderia ser uma resposta aos desafios educacionais atuais. A gestão escolar, centrada em resultados, pode trazer contribuições importantes para a escola.
Palavras-chave: planejamento político pedagógico, gestão escolar, planejamento estratégico escolar.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Luís César Garcia de; GARCIA, Adriana Amadeu. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2010.
BRASIL. Saeb. Brasília: Inep, 2013.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Reforma do estado para a cidadania: a reforma gerencial brasileira na perspectiva internacional. São Paulo: 34; Brasília: Enap, 1998.
CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva. Petrópolis: Vozes, 2011.
CUNHA, Eudes de Oliveira. A gestão escolar e sua relação com os resultados do Ideb: um estudo em duas escolas municipais de Salvador. Salvador: UFBA, 2012. 172f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação.
DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. São Paulo: Papirus, 1997.
DESCARTES, Renê. Discurso do método. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1962.
KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. São Paulo: Martim Claret, 2005.
MATIAS-PEREIRA, José. Finanças públicas: a política orçamentária no Brasil. São Paulo: Atlas, 2010.
MATIAS-PEREIRA, José. Manual de gestão pública contemporânea. São Paulo: Atlas, 2012.
MEDEL, Cassia Ravena Mulin de Assis. Projeto político-pedagógico: construção e implementação na escola. Campinas: Autores Associados, 2008.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.). Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis: Vozes, 2005.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2010.
PACHECO, Reinaldo O. S. Administração pública gerencial: desafios e oportunidades para os municípios brasileiros. Gestão Estratégica do Município, 2003, p. 39-49.
PETERS, B. Guy. American public policy: promise and performance. Los Angeles: Sage Publications, 2013.
PREEDY, Margaret et al. Gestão em educação: estratégia, qualidade e recursos. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da administração. São Paulo: Pearson, 2013.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008.
THEODOULOU, Stella Z; CAHN, Mathew A. Public policy: the essential readings. Boston: Pearson, 2013.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.