Do projeto político-pedagógico ao planejamento estratégico escolar

Autores

  • Osvaldo Freitas de Jesus Universidade Federal de Uberada

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133817081

Resumo

O projeto político-pedagógico - PPP -, feito como resposta à exigência dos artigos 12, 13, 14 e 15 da LDB/96, cumpriu seu papel na escola. Despertou o planejamento, a busca de identidade institucional e alguma inovação na educação. Mas ele se tornou um documento de pouco impacto, pois, depois de elaborado, o PPP não permaneceu como a referência. O projeto político-pedagógico foi mais o cumprimento de uma exigência legal, em vez de um planejamento estratégico da instituição. Assim, ele exerce pouca influência na vida concreta da gestão da escola. Já o planejamento estratégico escolar - PEE -, voltado para resultados no desempenho da escola, poderia ser uma resposta aos desafios educacionais atuais. A gestão escolar, centrada em resultados, pode trazer contribuições importantes para a escola.

Palavras-chave: planejamento político pedagógico, gestão escolar, planejamento estratégico escolar.

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Publicado

10-04-2015

Como Citar

Jesus, O. F. de. (2015). Do projeto político-pedagógico ao planejamento estratégico escolar. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 4(8), 7–16. https://doi.org/10.5902/2318133817081

Edição

Seção

Artigos