A política de cotas raciais e as mudanças na prática pedagógica

Autores

  • Carmen Terezinha Maciel Alende Universidade Federal do Pampa
  • Mário Augusto Correia San Segundo Instituto Federal Farroupilha (IFF), campus Alegrete

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133816840

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as mudanças na prática pedagógica após a implantação da política de cotas raciais, com ênfase na população negra em um curso técnico. Trata-se de pesquisa qualitativa exploratória, desenvolvida com sete professores. Como práticas pedagógicas que contribuem para a implantação do sistema de cotas raciais, evidenciaram-se as metodologias ativas de ensino e a leitura de materiais acadêmico-científicos. Como práticas que desfavorecem a implantação da política estão a postura do docente e o modelo convencional/tradicional de ensino. Sugere-se a formação continuada dos docentes como estratégia que pode auxiliar para um repensar coletivo dos professores, atentando para as questões étnico-raciais e construindo uma prática pedagógica contextualizada.

Palavras-chave: política de cotas, ensino, práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Terezinha Maciel Alende, Universidade Federal do Pampa

Técnica em Contabilidade pela Escola Estadual Emílio Zuñeda. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), campus Alegrete. Graduanda do curso de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Alegrete. Especialista em Docência na Educação Profissional Técnica e Tecnológica, do Instituto Federal Farroupilha (IFF), campus Alegrete.

Mário Augusto Correia San Segundo, Instituto Federal Farroupilha (IFF), campus Alegrete

Professor do Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Alegrete. Mestre em História

Referências

AKKARI, Abdeljalil, SANTIAGO, Mylene Cristina. A gestão da diversidade cultural no contexto educacional brasileiro. Revista Educação em Questão, v. 38, n. 24, 2010, p. 9-33.

ALVES, Denise de Oliveira, CANTERLE, Simone Bianchini. A espistemologia de professores e professoras sobre o processo de construção do conhecimento em alunos com necessidades educacionais especiais - implicações educativas. Disponível em <http://www.sicoda.fw.uri.br/revistas/artigos/1_5_48.pdf> Acesso em 5 out. 2012.

AMORIM, Roseane Maria de. O negro(a) na sociedade brasileira ontem e hoje: o papel das categorias raça, etnia e classe social para a educação escolarizada. Revista Lugares de Educação, v. 1, n. 1, 2011, p. 87-106.

ARAÚJO, Janine Plaça, SCHMIDT, Andréia. A inclusão de pessoas com necessidades especiais no trabalho: a visão de empresas e de instituições educacionais especiais na cidade de Curitiba. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 12, n. 2, 2006, p. 241-254.

BAYMA, Fátima. Reflexões sobre a constitucionalidade das cotas raciais em universidades públicas no Brasil: referências internacionais e os desafios pós-julgamento das cotas. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 20, n. 75, 2012, p. 325-346.

BRASIL. Experiências educacionais inclusivas: Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Brasília, 2006.

BRASIL. Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o estatuto de igualdade racial. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288. htm>. Acesso em 7 fev. 2014.

BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em 20 fev. 2014.

BRASIL. Lei n. 13.694, de 19 de janeiro de 2011. Institui o estatuto da igualdade racial e dá outras providências. Disponível em <http://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/ arquivos/13.694.pdf>. Acesso em 22 fev. 2014.

BRASIL. Pesquisas registram a desigualdade racial nos sistemas de ensino. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=86&catid=202&id=13406:pesquisas-regis tram-a-desigualdade-racial-nos-sistemas-de-ensino&option=com_content&view=article> Acesso em 10 ago. 2014.

CORDEIRO, Maria José de Jesus Alves. Cotas no ensino superior: ação de resistência contra o racismo e de ascensão social de negros e indígenas. Revista de Ciências Humanas, v. 12, n. 2, 2012, p. 357-369.

DOMINGUES, Petrônio. Ações afirmativas para negros no Brasil: o início de uma reparação histórica. Revista Brasileira de Educação, v. 29, 2005, p. 164-176.

EMERICH, Daisy Ribas. A percepção dos professores sobre o sistema de cotas para negros da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Curso de Pedagogia de Dourados (2004-2008). 81f. Campo Grande: UCDB, 2011. Dissertação (mestrado em Educação). Pós-Graduação em Educação. Universidade Católica Dom Bosco.

EMERICH, Daisy Ribas. A percepção dos professores do curso de pedagogia do município de Dourados sobre o sistema de cotas para negros no período de 2004 a 2008 na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16, 2012. Anais ... Campinas: Unicamp, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

GLAT, Rosana, FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Revista Inclusão, v. 1, n. 1, 2005, p. 35-39.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 1, 2011, p. 109-121.

GOMES, Nilma Lino. Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, p. 143-154.

IFF. Projeto pedagógico do curso de especialização em docência na educação profissional técnica e tecnológica. Alegrete: IFF, 2014.

INEP. Na rede pública, 17% abandonam o ensino médio. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/rss_censo-escolar/-/asset_publisher/oV0H/content/id/19775>. Acesso em 11 ago. 2014.

IPEA. Retrato das desigualdades de gênero e raça. Brasília: Ipea, 2011.

QUEIROZ, Delcele Mascarenhas, SANTOS, Jocélio Teles dos. Sistema de cotas: um debate - dos dados à manutenção de privilégios e de poder. Educação & Sociedade, v. 27, n. 96, 2006, p. 717-737.

SANCHES, Isabel, TEODORO, António. Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos. Revista Lusófona de Educação, v. 8, 2006, p. 63-83.

SÁNCHEZ, Pilar Arnaiz. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Inclusão: Educação Especial. Secretaria de Educação Especial, v. 1, n. 1, 2005, p. 7-18.

SANTOS, Lorene dos, SIMAN, Lana Mara de Castro. O que dizem os professores sobre o sistema de cotas para negros nas universidades públicas. História & Ensino, v. 14, 2008, p. 95-114.

TOZETTO, Susana Soares, GOMES, Thaís de Sá. A prática pedagógica na formação docente. Reflexão e Ação, v. 17, n. 2, 2009, p. 181-96.

UFBA. Ações afirmativas na universidade pública: o caso da UFBA. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais, 2005.

UNICEF. O direito de ser adolescente: oportunidade para reduzir vulnerabilidades e superar desigualdades. Brasília: Unicef, 2011.

Downloads

Publicado

10-04-2015

Como Citar

Alende, C. T. M., & Segundo, M. A. C. S. (2015). A política de cotas raciais e as mudanças na prática pedagógica. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 4(8), 29–40. https://doi.org/10.5902/2318133816840

Edição

Seção

Artigos