Gestão democrática e projeto político-pedagógico: estudo de caso em uma escola municipal de São Gonçalo dos Campos/BA

Autores

  • Rodrigo Santos Cazumbá Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Raimunda Maria da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133816023

Resumo

Este trabalho discute-se acerca da gestão democrática e do projeto político-pedagógico, tendo como objetivo central analisar como ocorre o processo de construção coletiva do PPP em uma unidade de ensino. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal de São Gonçalo dos Campos - BA, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso, com aplicação de questionários envolvendo professores, gestor e coordenador. O trabalho constituiu-se de duas partes: a primeira consiste de uma revisão literária abordando os diversos aspectos da gestão democrática e projeto político-pedagógico. A segunda parte consiste na apresentação dos resultados de um estudo de caso. A pesquisa revelou que na escola estudada o PPP não é elaborado de forma coletiva e existe uma participação bastante limitada da comunidade escolar nos processos de gestão.

Palavras-chave: projeto político-pedagógico, gestão democrática, construção coletiva.

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Publicado

10-04-2015

Como Citar

Cazumbá, R. S., & Silva, R. M. da. (2015). Gestão democrática e projeto político-pedagógico: estudo de caso em uma escola municipal de São Gonçalo dos Campos/BA. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 4(8), 17–28. https://doi.org/10.5902/2318133816023

Edição

Seção

Artigos