Gestão democrática e projeto político-pedagógico: estudo de caso em uma escola municipal de São Gonçalo dos Campos/BA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133816023Resumo
Este trabalho discute-se acerca da gestão democrática e do projeto político-pedagógico, tendo como objetivo central analisar como ocorre o processo de construção coletiva do PPP em uma unidade de ensino. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal de São Gonçalo dos Campos - BA, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso, com aplicação de questionários envolvendo professores, gestor e coordenador. O trabalho constituiu-se de duas partes: a primeira consiste de uma revisão literária abordando os diversos aspectos da gestão democrática e projeto político-pedagógico. A segunda parte consiste na apresentação dos resultados de um estudo de caso. A pesquisa revelou que na escola estudada o PPP não é elaborado de forma coletiva e existe uma participação bastante limitada da comunidade escolar nos processos de gestão.
Palavras-chave: projeto político-pedagógico, gestão democrática, construção coletiva.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 9.394, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: DOU, 1996.
BUSS, Rosinete Bloemer Pickler. Gestão escolar: cadernos de estudos. Indaial: Asselvi, 2008.
COMER, James P. Home-school relationships as they affect the academic success of children. Education and Urban Society, n. 16, 1984, p. 323-337.
GADOTTI, Moacir. O projeto político-pedagógico na escola: na perspectiva de uma educação para a cidadania. Brasília: Cortez, 1994.
GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. São Paulo: Cortez, 1995.
GADOTTI, Moacir. Pressupostos do projeto pedagógico. CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS, 1, 1994. Anais ... Brasília: MEC, 1994.
LUCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Rio de Janeiro. Vozes, 2010.
LUNARDI, Geovana Mendes. A função social da escolarização básica: reflexões sobre as práticas curriculares da escola. CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 8, 2004. Anais ... Coimbra: Universidade de Coimbra, 2004.
MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1997.
PARO. Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática. 2000
ROSENAU, Claudete Romualda. Ação do gestor escolar: estudo de caso com o desenvolvimento de proposta pedagógica. Florianópolis: UFSC, 2002. 99f. Dissertação (mestrado em Engenharia de Produção). Universidade Federal de Santa Catarina.
SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2003, p. 131-152.
SILVA, Maria Abadia. Do projeto político do Banco Mundial: ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cad. Cedes, Campinas, v. 3, n. 61, 2003, p. 283-301.
VASCONCELLOS, Celso Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto politico-pedagógico. São Paulo: Libertad. 2000.
VASCONCELLOS, Celso Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2004.
VASCONCELLOS, Celso Santos. Projeto político-pedagógico: educação superior. Campinas: Papirus, 2004.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.