Gestão escolar: a opinião dos profissionais de educação sobre o sistema de tecnologia educacional do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Isabel Cabral Universidade Federal Fluminense -UFF
  • Lucia Helena Esteves Pereira Lucia Helena Esteves Pereira é secretária escolar no C. E. Nossa Srª do Amparo/RJ. Graduada em Matemática pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário de Volta Redonda. Professora das disciplinas Matemática e Física no Ensino Fundamental e Médio e da Educação Especial na rede pública. Endereço: Rua Cinco, 59 - 27283-125 - Volta Redonda - RJ - Brasil. E-mail: esteves271@ig.com.br.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217114875

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar a opinião dos usuários da tecnologia educacional, para gestão escolar, utilizada na rede estadual de ensino no estado do Rio de Janeiro. Um questionário, com onze perguntas, foi aplicado aos profissionais que fazem parte da equipe administrativa, pedagógica, além dos professores de uma instituição de ensino estadual, localizado na cidade de Volta Redonda/RJ, no período de 4 a 22 de novembro de 2013, nos turnos da manhã e noite. Foram 40 respondentes, sendo a maioria composta de professores atuantes em sala de aula. O resultado mostrou que, para alguns profissionais pesquisados, a ferramenta utilizada pelas escolas públicas do Estado é inovadora e útil, mas ainda está longe de contemplar todas as necessidades da educação. Também foi apurado que o sistema de gestão apresenta pontos fortes e pontos fracos, cabendo a todos os atores do universo escolar a obrigação de reforçar os pontos fortes e reduzir os pontos fracos em busca da melhoria da qualidade na educação no Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: educação, tecnologia, gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cabral, Universidade Federal Fluminense -UFF

Professora de Contabilidade da UFF - Volta Redonda - RJ. Mestre em Ciências Contábeis pela UFRJ. Professora das disciplinas Contabilidade Internacional, Geral, Elaboração das Demonstrações Contábeis. Coordenadora da disciplina em Seminários em Gestão Governamental (TCC) em Adm Pública EAD na UFF (PNAP).

Lucia Helena Esteves Pereira, Lucia Helena Esteves Pereira é secretária escolar no C. E. Nossa Srª do Amparo/RJ. Graduada em Matemática pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário de Volta Redonda. Professora das disciplinas Matemática e Física no Ensino Fundamental e Médio e da Educação Especial na rede pública. Endereço: Rua Cinco, 59 - 27283-125 - Volta Redonda - RJ - Brasil. E-mail: esteves271@ig.com.br.

Lucia Helena Esteves Pereira é secretária escolar no C. E. Nossa Srª do Amparo/RJ. Graduada em Matemática pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário de Volta Redonda. Professora das disciplinas Matemática e Física no Ensino Fundamental e Médio e da Educação Especial na rede pública.Endereço: Rua Cinco, 59 - 27283-125 - Volta Redonda - RJ - Brasil.E-mail: esteves271@ig.com.br.

Referências

BRASÃO, Mauricio dos Reis. Navegar é preciso: as tics na formação de pedagogos, o olhar dos formadores. Uberaba: Uniube, 2011. 154f. Dissertação (mestrado em Educação). Programa de Mestrado em Educação, Universidade de Uberaba.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 14 abr., 2014.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20/12/1996. Estabelece as diretrizes e bases para educação nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 14 abr., 2014.

CASTRO, Maria Helena Guimarães de. Sistemas de avaliação da educação no Brasil: avanços e novos desafios. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 23, n. 1, 2009, p. 5-18. Disponível em <http://www.seade.gov.br/produtos/spp/v23n01/ v23n01_01.pdf>. Acesso em 14 abr., 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

INEP. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/web/portal-ideb>. Acesso em 15 abr., 2014.

LIMA, Roberta de Abreu. Quando a aula chega à rede. Revista Veja, 15 set., 2010. Seção Educação, edição 2182, ano 43, n. 37, p. 124-126.

LÜCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Petrópolis: Vozes, 2006.

MEC. Programa nacional de fortalecimento dos conselhos escolares. Conselho escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor. Caderno 5, p. 15. Brasília, 2004. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5. pdf>. Acesso em 16 abr., 2014.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, Ilse Maria (org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2006, p. 76-97.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo, Atlas, 1999.

RIO DE JANEIRO. Lei n. 5.597/2009. Aprova o plano estadual de educação. Disponível em <http://download.rj.gov.br/documentos/10112/448712/DLFE31621.pdf/planoEstadual deeducacao.pdf>. Acesso em 15 abr., 2014.

RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educação: conexão educação. Disponível em . Acesso em 26 nov., 2013.

SILVA, Marco. Internet na escola e inclusão. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; MORAN, José Manuel. Integração das tecnologias na educação: salto para o futuro. Brasília: MEC-Seed, 2005. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/ pdf/2sf.pdf>. Acesso em 26 nov., 2013, p. 62-68.

TEIXEIRA, Elizabeth. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

12-10-2014

Como Citar

Cabral, I., & Pereira, L. H. E. (2014). Gestão escolar: a opinião dos profissionais de educação sobre o sistema de tecnologia educacional do Estado do Rio de Janeiro. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 4(7), 47–60. https://doi.org/10.5902/2176217114875

Edição

Seção

Artigos