Diálogos possíveis através do Projovem
DOI:
https://doi.org/10.5902/217621711481Resumo
Pesquisou-se o Projovem, uma política de formação e inclusão para os jovens. Pla observação, análise qualitativa e pesquisa participante foi-se construindo textos que abordam os diversos discursos utilizados por este programa: que tipos de discursos se encontram entranhados desde a sua elaboração, passando por professores e alunos, de modo que, em tese, reafirmam o lugar de exclusão que os jovens ocupam na sociedade? Argumenta-se que devido à forma como está articulado o currículo, o modo de funcionamento e organização deste programa colabora para um alfabetismo funcional. As memórias escolares das séries iniciais, assim como as condições de vida dos alunos impregnam relatos colhidos nesta pesquisa. As trajetórias de repetências contínuas desses jovens nos fizeram indagar a construção do fracasso escolar. Os dados foram coletados por entrevistas, observações na escola onde ocorreu o Projovem na cidade de Canoas.
Palavras-chave: Projovem, exclusão, inclusão, alfabetismo funcional, fracasso escolar.
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