Diálogos possíveis através do Projovem

Autores

  • Maria da Luz Cavasotto Botao Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.5902/217621711481

Resumo

Pesquisou-se o Projovem, uma política de formação e inclusão para os jovens. Pla observação, análise qualitativa e pesquisa participante foi-se construindo textos que abordam os diversos discursos utilizados por este programa: que tipos de discursos se encontram entranhados desde a sua elaboração, passando por professores e alunos, de modo que, em tese, reafirmam o lugar de exclusão que os jovens ocupam na sociedade? Argumenta-se que devido à forma como está articulado o currículo, o modo de funcionamento e organização deste programa colabora para um alfabetismo funcional. As memórias escolares das séries iniciais, assim como as condições de vida dos alunos impregnam relatos colhidos nesta pesquisa. As trajetórias de repetências contínuas desses jovens nos fizeram indagar a construção do fracasso escolar. Os dados foram coletados por entrevistas, observações na escola onde ocorreu o Projovem na cidade de Canoas.

Palavras-chave: Projovem, exclusão, inclusão, alfabetismo funcional, fracasso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Luz Cavasotto Botao, Unilasalle

Mestranda em Educação pelo Unilasalle, concluí Pedagogia pela Ufrgs em 2007, apresentando trabalho com o titulo: A Construção da Apartação Educacional e Social no ProJovem, trabalho este que foi apresentado na Fapa e em vários seminários, também na Ufrgs. Acompanhei durante um ano o trabalho da profª Laura Fonseca, junto ao NIEPE-EJA-Ufrgs, participando como pesquisadora associada. Participei de algumas reuniões junto a Vila Cruzeiro, trazendo subsídios para melhor atuação dos educadores no centro lá existente. Tenho licenciatura em Educação Fisica, pela Feevale, curso concluído em 1987. Atualmente trabalho como professora de educação física na rede municipal de Canoas.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

FONSECA, Laura Souza. O trabalho mutilando o tempo infanto-juvenil. Mimeo., 2007

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

KUENZER, Acácia Z. A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada das políticas de inclusão. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96, 2006, p. 877-910. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 13 mar., 2007.

Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem. Documentos. Disponível em: http://www.Projovem.gov.br Acesso em: 15 abr.2007.

RIBEIRO, Vera M. M. Alfabetismo funcional: referências conceituais e metodológicas para a pesquisa. Educação & Sociedade, ano XVIII, n. 60, 1997, p. 154-158.

SALGADO, Maria Umbelina C. Projovem - Unidade Formativa I, Guia de Estudo. Brasília: Presidência da República, Secretaria Geral, 2005.

SALGADO, Maria Umbelina C. Projovem - Unidade Formativa II, Guia de Estudo. Brasília: Presidência da República, Secretaria Geral, 2005.

Downloads

Publicado

13-04-2014

Como Citar

Botao, M. da L. C. (2014). Diálogos possíveis através do Projovem. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 3(5), 51–63. https://doi.org/10.5902/217621711481

Edição

Seção

Artigos