Olhares para a educação do campo: em busca da construção do projeto-político pedagógico

Autores

  • Juliana da Rosa Ribas Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Helenise Sangoi Antunes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217114603

Resumo

Este texto traz uma abordagem do processo de construção de um projeto político-pedagógico para escola do campo. Compreende-se que é cada vez mais urgente a educação do campo incluir em seu projeto pedagógico uma reflexão cuidadosa e mais aprofundada sobre como acontecem, no cotidiano da escola, os processos de socialização, sua relação com a conservação e a criação de culturas, fazendo também a reflexão específica sobre que traços de socialização são importantes na formação dos sujeitos do campo hoje, buscando valorizar as particularidades e especificidades que são características do seu entorno.

Palavras-chave: projeto político-pedagógico, educação do campo, escola do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana da Rosa Ribas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Juliana da Rosa Ribas é pedagoga pela Universidade Federal de Santa Maria e estudante do curso de especialização em Gestão Educacional.

Helenise Sangoi Antunes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Helenise Sangoi Antunes é professora adjunta na Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ARROYO, Miguel; FERNANDES, Bernardo Mançano. Por uma educação básica do campo: a educação básica e o movimento social no campo. Caderno 2. Brasília: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 1999.

Brasil. 2004. Texto. Diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo. - Resolução CNE/ CEB nº1, de 3 de abril de 2002.

CALDART, Roseli Salete. Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção. In: Por uma educação do campo: identidade e políticas públicas. Caderno 4. Brasília: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2002, p. 25-36.

FREITAS, Luiz C. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.

MACHADO, Ilma F. A organização do trabalho pedagógico em uma escola do MST e a perspectiva de formação omnilateral. Campinas: Unicamp, 2003. 325f. Tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2002.

Downloads

Publicado

29-06-2014

Como Citar

Ribas, J. da R., & Antunes, H. S. (2014). Olhares para a educação do campo: em busca da construção do projeto-político pedagógico. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 3(6), 99–106. https://doi.org/10.5902/2176217114603

Edição

Seção

Artigos