Eu não me dava muito bem com a escola: um estudo com jovens do ensino médio

Autores

  • Ethiana Sarachin da Silva Ramos Universidade Federal de Santa Maria
  • Sueli Salva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217113539

Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados da pesquisa intitulada Culturas juvenis e formação educacional: um estudo com jovens estudantes de Santa Maria que se afastam dos processos formativos, pela qual se buscou compreender os motivos que levam muitos jovens a se afastarem dos processos formativos escolares. A metodologia utilizada baseou-se no paradigma qualitativo de cunho etnográfico. Foram utilizados instrumentos de produção de dados como observação, entrevista aberta e diário de campo. Os resultados evidenciaram que os processos de afastamento têm início ainda no ensino fundamental e que a fragilidade do vínculo entre a escola e o aluno está ligada a um processo de resistência, relacionada a fatores como metodologias inadequadas e problemas no processo de comunicação.

Palavras-chave: políticas públicas, juventude, escola, ensino médio.

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Publicado

29-06-2014

Como Citar

Ramos, E. S. da S., & Salva, S. (2014). Eu não me dava muito bem com a escola: um estudo com jovens do ensino médio. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 3(6), 17–26. https://doi.org/10.5902/2176217113539

Edição

Seção

Artigos