Suporte no trabalho: a percepção de docentes do ensino técnico

Autores

  • Marinês Vernônica Ferreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Stefania Tonin Universidade Federal de Santa Maria
  • Taís Corrêa Almeida Universidade Federal de Santa Maria
  • Vívian Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Leila Maria Araújo Santos UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217110879

Resumo

O estudo foi desenvolvido com o intuito de responder o seguinte problema de pesquisa: quais são as percepções de suporte no trabalho dos docentes inseridos em uma instituição de ensino técnico?  Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo e de caráter quantitativo. A unidade de análise da pesquisa é composta por 17 docentes de um colégio técnico da cidade de Santa Maria, RS. Para coleta dos dados utilizou-se a escala de percepção de suporte social no trabalho (EPSST) e a escala de percepção de suporte organizacional (EPSO). Com relação ao suporte social no trabalho, observou-se que há uma maior percepção do suporte social informacional e do suporte social instrumental. Considerando o suporte organizacional, os docentes apresentam uma percepção elevada da instituição.

Palavras-chave: suporte social no trabalho, suporte organizacional, ensino técnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Tais de. Valores organizacionais, suporte social e organizacional no trabalho: um estudo no setor bancário. Santa Maria: UFSM, 2010. 143f. Dissertação (mestrado em Administração). Universidade Federal de Santa Maria.

BERTHELSEN, Hanne; HJALMERS, Karin; SÖDERFELDT, Bjorn. Perceived social support in relationto work among Danish general dental practitioners in private practices. Eur J Oral Sci, v. 16, 2008, p. 157-163.

CAMELO, Henrique; SILVIA Helena; ANGERAMI, Emília Luigia Saporiti. Riscos psicossociais no trabalho que podem levar ao estresse: uma análise da literatura. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 7, 2008, 232-240.

COHEN, Sheldon. Social relationships and health. American Phychogist, v. 59, 2004, p. 679-684.

EISENBERGER, Robert. et al. Perceived organizational support. Journal of Applied Psychology, v.71, n. 3, p. 500-507, 1986.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMIDE Sinesio Junior; GUIMARÃES, Luciele Caixeta; DAMÁSIO, Lucileide. Construção e validação de um instrumento de medida de percepção de suporte social no trabalho. SEMINÁRIO DE PESQUISA DO GRUPO INTERINSTITUCIONAL DE PESQUISA EM BEM-ESTAR E SUPORTE SOCIAL E TRABALHO, 2, Uberlândia. Anais ... Uberlândia: UFU, 2004.

JACQUES, Maria da Graça Corrêa; AMAZARRAY, Mayte Raya. Trabalho bancário e saúde mental no paradigmada excelência. Boletim da Saúde, v. 20, n. 1, 2006, p. 93-106.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

MORAES, Elton Ramos. Percepções de suporte organizacional e social no trabalho como antecedentes da percepção de saúde da organização. Uberlândia: UFU, 2007. 125f. Dissertação (mestrado em Psicologia). Universidade Federal de Uberlândia.

OLIVEIRA, Petter Ricardo de; TRISTÃO, Rosana Maria; NEIVA, Elaine Rabelo. Burnout e suporte organizacional em profissionais de UTI-Neonatal. Educação profissional: ciência e tecnologia, v. 1, n. 1, 2006.

PACHANE, Graziela Giusti; PEREIRA. Elisabete Monteiro de Aguiar. A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Iberoamericana de Educação, 2005.

PADOVAN, Valquiria Aparecida Rossi. Antecedentes de bem-estar no trabalho: percepções de suportes e de justiça. São Paulo: Unimep, 2005. 122f. Dissertação (mestrado em Psicologia da Saúde). Universidade Metodista de São Paulo.

REIS, Eduardo José Farias Borges dos et al. Trabalho e distúrbios psíquicos em professores da rede municipal de Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Cad. Saúde Pública, v. 21, n. 5,2005, p. 1480-1490.

RHOADES, Linda; EISENBERGER Robert. Perceived organizational support: a review of the literature. Journal of Applied Psychology, v. 87, n. 4, 2002, p. 698-714.

RODRIGUEZ, Mario; COHEN, Sheldon. Social support. Encyclopedia of mental health. v. 3, 1998, p. 535-544.

SEEMAN, Teresa. Social support and social conflict. 1998. Disponível em: . Acesso em: 28 maio, 2012.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Cognições relativas ao trabalho. In: TAMAYO, A.; BORGES ANDRADE, J., et al (Ed.). Trabalho, organizações e cultura: São Paulo: Anpep, 1996, p. 173-184.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; GOMIDE Júnior Sinésio. Suporte no trabalho. In: SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias (org.). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; GOMIDE Júnior Sinésio. Vínculos do indivíduo com o trabalho e com a organização. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E., et al (ed.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 300-328. SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Antecedentes de comportamentos de cidadania organizacional: a análise de um modelo pós-cognitivo. Brasília: UNB, 1995. 239f. Tese (doutorado em Psicologia). Universidade de Brasília.

TAMAYO, Mauricio Robayo; TRÓCCOLI, Bartholomeu Tôrres. Exaustão emocional: relações com a percepção de suporte organizacional e com as estratégias de coping no trabalho. Estudos de Psicologia, v. 7, n. 1, 2002, p. 37-46.

TAMAYO, Álvaro. Impactos dos valores da organização sobre o estresse ocupacional. RAC Eletrônico, v. 1, n. 2, 2007, p. 20-33.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2007.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2006.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

13-04-2014

Como Citar

Ferreira, M. V., Tonin, S., Almeida, T. C., Costa, V., & Santos, L. M. A. (2014). Suporte no trabalho: a percepção de docentes do ensino técnico. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 3(5), 33–49. https://doi.org/10.5902/2176217110879

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)