Relatos de professores sobre gestão do pedagógico em um realidade da educação especial na perspectiva da educação inclusiva

Autores

  • Cláucia Honnef Universidade Federal de Santa Maria e Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217110390

Resumo

Este artigo traz os resultados de um estudo que buscou verificar como se apresenta o trabalho dos professores frente à educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Esse trabalho foi entendido com sendo a gestão do pedagógico, conforme afirma Ferreira (2008, 2009). Examinou-se o que os docentes tinham a dizer sobre a educação especial na perspectiva inclusiva e o trabalho nesta realidade. Esses relatos sugerem reflexões acerca de proposições da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, do papel da gestão escolar e dos professores frente à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Palavras-chave: gestão do pedagógico, trabalho dos professores, educação especial, educação inclusiva, gestão escolar.

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Biografia do Autor

Cláucia Honnef, Universidade Federal de Santa Maria e Instituto Federal Farroupilha

Cláucia Honnef é Professora Temporária  de Educação Especial no Instituto Federal Farroupilha,  Professora Externa do Curso de Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria, Graduada em Educação Especial, Especialista em Gestão Educacional, Mestre em Extensão Rural e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

12-08-2013

Como Citar

Honnef, C. (2013). Relatos de professores sobre gestão do pedagógico em um realidade da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 2(3), 35–43. https://doi.org/10.5902/2176217110390

Edição

Seção

Artigos