Relatos de professores sobre gestão do pedagógico em um realidade da educação especial na perspectiva da educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176217110390Resumo
Este artigo traz os resultados de um estudo que buscou verificar como se apresenta o trabalho dos professores frente à educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Esse trabalho foi entendido com sendo a gestão do pedagógico, conforme afirma Ferreira (2008, 2009). Examinou-se o que os docentes tinham a dizer sobre a educação especial na perspectiva inclusiva e o trabalho nesta realidade. Esses relatos sugerem reflexões acerca de proposições da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, do papel da gestão escolar e dos professores frente à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Palavras-chave: gestão do pedagógico, trabalho dos professores, educação especial, educação inclusiva, gestão escolar.Downloads
Referências
BAPTISTA, Cláudio Roberto (org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006.
BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1998.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9394/1996.
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/Seesp, 2008.
BRASIL. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009. Diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Resolução CNE/CEB 4/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 5 de outubro de 2009, Seção 1, p. 17.
BRASIL. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: adaptações curriculares. Brasília: MEC/SEF/Seesp, 1998.
CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2010.
FERREIRA, Liliana Soares. Gestão da escola: o projeto pedagógico, o trabalho e a profissionalidade dos professores. Educação em Revista, Marília, v. 8, n. 1, 2007, p. 35-48.
FERREIRA, Liliana Soares. Gestão do pedagógico: de qual pedagógico se fala? Currículo sem Fronteiras, v. 8, n. 2, 2008, p. 176-189.
FERREIRA, Liliana Soares. O trabalho dos professores e a gestão do pedagógico. MÁTHESIS: Revista de Educação, v. 9, n. 1, 2009, p. 9-24.
OLIVEIRA, Luzia de Fátima Medeiros. Formação docente na escola inclusiva: diálogo como fio tecedor. Porto Alegre: Mediação, 2009.
SANT’ANA, Izabella. Mendes. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, 2005, p. 227-234.
VEIGA, Ilma Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. São Paulo: Papirus, 1994.
VYGOTSKY, Lev Smernovich. Fundamentos de defectoligía: obras escogidas V, Madrid: Vísor, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.