A Bildung e a instituição escolar: o modelo hegeliano de escola

Autores

  • Marcos Fábio Alexandre Nicolau Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065723829

Palavras-chave:

Escola, Formação cultural, Sistema hegeliano

Resumo

Em seus Gymnasialreden (1808-1815), Hegel afirma ser a formação cultural (Bildung) o  resultado do processo de desenvolvimento do homem, mas enfatiza a necessidade da mediação de uma teoria da educação (Erziehung), a ser realizada nas instituições escolares, como fundamento desse processo. O presente artigo pretende enunciar quais elementos a instituição escolar deve possuir para realizar esse processo formativo a partir da análise dos discursos erigidos pelo filósofo como reitor e professor do Ginásio de Nüremberg. A relevância da educação escolar no processo de formação do homem é evidenciada por Hegel em seus discursos, justificando-a como momento mediador entre a saída da vida familiar e a entrada na sociedade civil.

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Biografia do Autor

Marcos Fábio Alexandre Nicolau, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará

Professor na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Nicolau, M. F. A. (2016). A Bildung e a instituição escolar: o modelo hegeliano de escola. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 1(2). https://doi.org/10.5902/2448065723829

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua