Pragmatismo e Razão Comunicacional: uma contribuição ao Aprendizado Educacional

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448065747231

Mots-clés :

Pragmatismo, Razão comunicativa, Iluminismo, Educação, Aprendizado.

Résumé

O objetivo desse artigo é um estudo sobre as potencialidades educativas da razão comunicativa. Desde o surgimento do pragmatismo, presencia-se um grupo de pensadores que questiona a prática fundamentada na razão centrada no sujeito. Iniciada no ambiente de confronto com o saber advindo da autoridade religiosa, a razão Iluminista centrada no sujeito se ampara na certeza da razão universal, presente nos sujeitos. Com o pragmatismo há novas formas de racionalidade, com destaque para um tipo de razão que se forma nas relações intersubjetivas. Em Habermas, particularmente, a razão comunicativa promove novas concepções sobre a “verdade” e o “conhecimento”. Entendida no campo educacional, a razão comunicativa resulta em um novo processo de aprendizado.

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Biographie de l'auteur-e

Dagmar Manieri, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, Tocantins, Brasil.

Professor doutor na Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, Tocantins, Brasil.

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Publié-e

2020-10-28

Comment citer

Manieri, D. (2020). Pragmatismo e Razão Comunicacional: uma contribuição ao Aprendizado Educacional. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e23/ 1–10. https://doi.org/10.5902/2448065747231

Numéro

Rubrique

Dossiê Ensino da Filosofia – Comunicações GT Filosofar e ensinar a filosofar