O uso de memes no ensino de filosofia no ensino superior: um relato de experiência e uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065769434

Palabras clave:

Memes, Experiência filosófica, Ensino de filosofia, Aula remota

Resumen

O presente trabalho trata de relatar uma experiência positiva no ensino superior na disciplina Estudos dos saberes Filosóficos a partir do uso de memes como ferramenta útil e como metodologia ativa em sala de aula e, de modo especial, para a avaliação da aprendizagem. Faremos aqui uma análise do surgimento e evolução do termo meme, sua caracterização como gênero textual e, por fim, descrevemos a nossa prática em sala de aula destacando importantes aspectos observados. O uso dos memes em sala de aula representou uma importante experiência pedagógica e contribuiu para o atingimento dos objetivos planejados na disciplina e para o devido engajamento dos alunos nas atividades propostas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Gustavo Soares da Silva, Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, Olinda, PE.

Professor doutor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, Olinda, PE, Brasil.

Citas

ARAÚJO Conceição de Maria Sousa. Ensinar e aprender filosofia numa perspectiva ética: uma proposta de intervenção numa escola pública. Dissertação (Mestrado profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Piauí, Piauí, 2019.

ASPIS, Renata Lima; GALLO, Silvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

BAUDRILLARD, Jean. Tela Total. Mito-ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1997.

DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979.

FABRINI, Ricardo Nascimento. O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento. Trans/Form/Ação, v. 28, p. 7-27, 2005. Disponível em: Acesso em:https://www.scielo.br/j/trans/a/Mn459XrnJGRffjMCy9crQVS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1662022.

FERRARI, Albertino. O uso das tecnologias no ensino de filosofia: Contribuições a partir da razão instrumental. Dissertação (Mestrado profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2019.

GAZETA DO POVO. Teria a educação virado um meme? Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/educacao-e-midia/teria-a-educacao-virado-um-meme/. Acesso em 29122021.

GONÇALVES, P. G. F.. Memes e Educação Matemática: um olhar para as redes sociais digitais. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

HORTA, Natália Botelho. O meme como linguagem da internet: uma perspectiva semiótica. 2015. Dissertação de mestrado (Pós-Graduação em Comunicação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

IHA, N. Y. Perspectivas didáticas do ensino de filosofia a distância: um olhar sobre o curso do centro de mídias SP. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 2094–2125, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i1.8661847. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8661847. Acesso em: 1 mar. 2022.

LOIOLA, Alberto Abdul Latifo Loiola Latifo. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO GERAL: UMA PERSPECTIVA FILOSÓFICA DO PROBLEMA DE USO DE TELEMÓVEIS NA SALA DE AULAS. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento, v. 1, n. 6, 2016.

PEREIRA, Alberto Rodrigues. Meme: replicabilidade, ressignificação e participação popular na perspectiva semiolinguística. 2020. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16596. Acesso em 0132022.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Tradução de Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. São Paulo e Rio de Janeiro: Editora Forense, 1970.

SHIFMAN, L. Memes in a Digital Culture. Cambridge: The MIT Press, 2014.

SOUZA, C. F..Memes em aulas de português no ensino médio: linguagem, produção e replicação na cibercultura. Revista Philologus, v. 60, p. 1413-1481, 2014.

STEHLGENS, L. S.; LIRA, W. ; SALAZAR, D. M. . O USO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE NOS MEMES DA INTERNET. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 4587-4596, 2014.

ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância. São Paulo: Editora Intrínseca, 2021.

Publicado

2022-08-24

Cómo citar

Silva, F. G. S. da. (2022). O uso de memes no ensino de filosofia no ensino superior: um relato de experiência e uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 8, e8/1–16. https://doi.org/10.5902/2448065769434