O uso de memes no ensino de filosofia no ensino superior: um relato de experiência e uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065769434

Palavras-chave:

Memes, Experiência filosófica, Ensino de filosofia, Aula remota

Resumo

O presente trabalho trata de relatar uma experiência positiva no ensino superior na disciplina Estudos dos saberes Filosóficos a partir do uso de memes como ferramenta útil e como metodologia ativa em sala de aula e, de modo especial, para a avaliação da aprendizagem. Faremos aqui uma análise do surgimento e evolução do termo meme, sua caracterização como gênero textual e, por fim, descrevemos a nossa prática em sala de aula destacando importantes aspectos observados. O uso dos memes em sala de aula representou uma importante experiência pedagógica e contribuiu para o atingimento dos objetivos planejados na disciplina e para o devido engajamento dos alunos nas atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Gustavo Soares da Silva , Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, Olinda, PE.

Professor doutor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, Olinda, PE, Brasil.

Referências

ARAÚJO Conceição de Maria Sousa. Ensinar e aprender filosofia numa perspectiva ética: uma proposta de intervenção numa escola pública. Dissertação (Mestrado profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Piauí, Piauí, 2019.

ASPIS, Renata Lima; GALLO, Silvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

BAUDRILLARD, Jean. Tela Total. Mito-ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1997.

DAWKINS, Richard. O gene egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979.

FABRINI, Ricardo Nascimento. O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento. Trans/Form/Ação, v. 28, p. 7-27, 2005. Disponível em: Acesso em:https://www.scielo.br/j/trans/a/Mn459XrnJGRffjMCy9crQVS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 1662022.

FERRARI, Albertino. O uso das tecnologias no ensino de filosofia: Contribuições a partir da razão instrumental. Dissertação (Mestrado profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2019.

GAZETA DO POVO. Teria a educação virado um meme? Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/educacao-e-midia/teria-a-educacao-virado-um-meme/. Acesso em 29122021.

GONÇALVES, P. G. F.. Memes e Educação Matemática: um olhar para as redes sociais digitais. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

HORTA, Natália Botelho. O meme como linguagem da internet: uma perspectiva semiótica. 2015. Dissertação de mestrado (Pós-Graduação em Comunicação)- Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

IHA, N. Y. Perspectivas didáticas do ensino de filosofia a distância: um olhar sobre o curso do centro de mídias SP. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 2094–2125, 2021. DOI: 10.20396/rfe.v13i1.8661847. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8661847. Acesso em: 1 mar. 2022.

LOIOLA, Alberto Abdul Latifo Loiola Latifo. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO GERAL: UMA PERSPECTIVA FILOSÓFICA DO PROBLEMA DE USO DE TELEMÓVEIS NA SALA DE AULAS. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento, v. 1, n. 6, 2016.

PEREIRA, Alberto Rodrigues. Meme: replicabilidade, ressignificação e participação popular na perspectiva semiolinguística. 2020. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16596. Acesso em 0132022.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Tradução de Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. São Paulo e Rio de Janeiro: Editora Forense, 1970.

SHIFMAN, L. Memes in a Digital Culture. Cambridge: The MIT Press, 2014.

SOUZA, C. F..Memes em aulas de português no ensino médio: linguagem, produção e replicação na cibercultura. Revista Philologus, v. 60, p. 1413-1481, 2014.

STEHLGENS, L. S.; LIRA, W. ; SALAZAR, D. M. . O USO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE NOS MEMES DA INTERNET. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 4587-4596, 2014.

ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância. São Paulo: Editora Intrínseca, 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Como Citar

Silva , F. G. S. da. (2022). O uso de memes no ensino de filosofia no ensino superior: um relato de experiência e uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 8, e8/1–16. https://doi.org/10.5902/2448065769434