Formação Ética no contexto filosófico da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065768992

Palavras-chave:

Filosofia, Formação ética, Estética, Autenticidade, Responsabilidade

Resumo

O objetivo deste artigo é apontar possibilidades de pensamento ético que possam ser apropriados pela Educação Básica de forma concreta e que auxiliem os processos de ensino e aprendizagem da Filosofia como momento ímpar da formação ética das juventudes nas escolas. Desenvolvemos uma abordagem teórica da Ética a partir conceitos fundamentais para a discussão atual, autenticidade e responsabilidade, com uma releitura para aproximar o campo teórico conceitual, próprio da filosofia, do campo vivencial tanto do professor da Educação Básica quanto dos estudantes, dado que a apropriação da atividade filosófica está estreitamente relacionada à significação da filosofia para o estudante. Buscamos também uma compreensão de Ética que possa orientar os rumos do trabalho com a Filosofia na Educação Básica, considerando para tanto, as contribuições mais recentes da Filosofia, como Charles Taylor e o desenvolvimento de uma ética para a autenticidade, corroborando para a formação dos estudantes que estão numa fase importante de formação e conhecimento de si, e Hans Jonas e a ética pensada enquanto princípio de responsabilidade para com as coisas que garantem a existência e perpetuação da vida no planeta.

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Biografia do Autor

Sandro Luiz Charnoski, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT

Professor mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, Brasil.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

Charnoski, S. L. . (2022). Formação Ética no contexto filosófico da Educação Básica. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 8, e9/1–22. https://doi.org/10.5902/2448065768992

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua