Filosofia para crianças e a manutenção da memória histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065793029

Palavras-chave:

Memória histórica, Educação, Filosofia para Crianças

Resumo

Em um cenário marcado pela disseminação de discursos autoritários e relativização do saber científico, a memória torna-se um campo de disputa e poder, sendo muitas vezes utilizada como instrumento de silenciamento para reescrever o passado segundo os interesses dominantes. Nesse sentido, a presente pesquisa explora de que maneira a educação filosófica pode contribuir na formação de sujeitos críticos em conjunto com a Filosofia para Crianças, que se apresenta como uma metodologia de formação do pensamento criterioso, promovendo o diálogo e a escuta como caminhos para a construção do conhecimento. A pesquisa utiliza das obras de autores como Jacques Le Goff, oferecendo a base conceitual para a compreensão da memória como um campo de disputa política; Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp para apresentar os fundamentos da construção do pensamento criativo e cuidadoso a partir da Filosofia para Crianças, e Roberto Franzini Tibaldeo para aprofundar a proposta dessa abordagem. A pesquisa concluiu que a prática de investigação em comunidade proposta pela Filosofia Para Crianças não apenas contribui no fortalecimento da memória, mas também prepara as novas gerações para enfrentar e participar criticamente da construção de uma sociedade mais democrática.

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Biografia do Autor

Juliana Stonoga, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Arte Memória e Narrativa. Graduada em Bacharelado em História e atualmente estudante Engenharia de Software pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pesquisadora bolsista CNPq pelo Programa de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica (PIBIC) da PUCPR, na área de Filosofia para Crianças e educação histórica. Membro fundador do Grupo de Estudos Lipman e Sharp (GELS). Participante do grupo de pesquisa CNPq "Filosofia Educacional. Possui experiência da área de museologia, expografia e curadoria de exposições, além de experiência com o ensino de história, geografia e da língua inglesa. Tem como foco a consolidação de uma carreira acadêmica e profissional que integre o conhecimento técnico na área da tecnologia com fundamentos nas áreas de História e Filosofia. Atualmente realiza pesquisas acerca de História Cultural e videogames, Filosofia da educação e suas tecnologias. 

Referências

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Stonoga, J. (2025). Filosofia para crianças e a manutenção da memória histórica. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 11(1), e14/01–19. https://doi.org/10.5902/2448065793029