Filosofia para crianças e a manutenção da memória histórica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065793029Palavras-chave:
Memória histórica, Educação, Filosofia para CriançasResumo
Em um cenário marcado pela disseminação de discursos autoritários e relativização do saber científico, a memória torna-se um campo de disputa e poder, sendo muitas vezes utilizada como instrumento de silenciamento para reescrever o passado segundo os interesses dominantes. Nesse sentido, a presente pesquisa explora de que maneira a educação filosófica pode contribuir na formação de sujeitos críticos em conjunto com a Filosofia para Crianças, que se apresenta como uma metodologia de formação do pensamento criterioso, promovendo o diálogo e a escuta como caminhos para a construção do conhecimento. A pesquisa utiliza das obras de autores como Jacques Le Goff, oferecendo a base conceitual para a compreensão da memória como um campo de disputa política; Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp para apresentar os fundamentos da construção do pensamento criativo e cuidadoso a partir da Filosofia para Crianças, e Roberto Franzini Tibaldeo para aprofundar a proposta dessa abordagem. A pesquisa concluiu que a prática de investigação em comunidade proposta pela Filosofia Para Crianças não apenas contribui no fortalecimento da memória, mas também prepara as novas gerações para enfrentar e participar criticamente da construção de uma sociedade mais democrática.
Downloads
Referências
MARQUES, I. L. G. Memórias de um golpe: o 27 de maio de 1977 em Angola. Dissertação (Mestrado em História), Pós-Graduação em História, História Social, Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 2012.
KLIKAUER, Thomas. Germany’s AfD – members, leaders and ideologies. Asian Journal of German and European Studies, v. 4, n. 4, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/s40856-019-0041-5. Acesso em 20 de jul. 2025.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
LIPMAN, Matthew. A life teaching thinking. Montclair State University: Institute for the Advancement of Philosophy for Children (IAPC), 2008.
LIPMAN, Matthew. Caring as thinking. Inquiry: Critical Thinking Across the Disciplines. Philosophy Documentation Center, v. 15, n. 1, 1995. Disponível em: https://www.pdcnet.org/inquiryct/content/inquiryct_1995_0015_0001_0001_0013. Acesso em: 17 de mar. 2025.
ROQUE, Tatiane. O negacionismo no poder. Piauí. Fevereiro de 2020. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-negacionismo-no-poder/. Acesso em 24 de mai. 2025.
SHARP, Ann Margaret. Children’s intellectual liberation. Educational Theory, v.31, n.2, p. 197 - 214, 1981.
SHARP, Ann Margaret. Philosophical Teaching as Moral Education. Journal of Moral Education, v. 13, n. 1, p. 3-8, 07 de jul. 2006. Disponível em: http://dx. doi.org/10.1080/0305724840130101. Acesso em: 21 de jun. 2025.
TIBALDEO, Roberto Franzini. Matthew Lipman and Ann Margaret Sharp: Philosophy for Children’s Educational Revolution. Suíça: SpringerBriefs in Education, 2023.
VIEIRA, Cleber Santos. A criança e o direito à memória. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v.4, n.1, p. 83 - 96, 2016. Disponível em: https://www3.faac.unesp.br/ridh/ index.php/ridh/article/view/300. Acesso em: 16 de mai. 2025
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.



