Filosofar como uma atividade de autoformação em Kant

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065791206

Palavras-chave:

Kant, autoformação , ensino de filosofia

Resumo

O objetivo deste artigo é argumentar que a noção de filosofar de Kant é uma atividade de autoformação, condição essencial para o desenvolvimento da autonomia. Os argumentos propostos pretendem contribuir com as discussões no campo do Ensino de Filosofia, sobretudo com as questões acerca da função e do objeto do ensino de filosofia. De acordo com Kant, a atividade filosófica deve ser estritamente não-doutrinária. Ao filosofar, os indivíduos devem conceber ideias (regulativas) por si mesmo, tais representações promovem uma visão a partir da qual os indivíduos agem e se posicionam no mundo. Nesse sentido, na perspectiva kantiana, a função do ensino de filosofia é promover a autonomia dos indivíduos a partir da autoformação, a qual contribui com o pluralismo, na medida que cada indivíduo deve produzir a sua visão de mundo.

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Biografia do Autor

Rodrigo Rosa, Instituto Federal de São Paulo

Rodrigo Augusto Rosa, Doutor em Filosofia pela UNICAMP e professor de Filosofia no Instituto Federal de São Paulo - IFSP.

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Publicado

2025-06-17

Como Citar

Rosa, R. (2025). Filosofar como uma atividade de autoformação em Kant . Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 11(1), e5/01–22. https://doi.org/10.5902/2448065791206