Filosofar como uma atividade de autoformação em Kant
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065791206Palavras-chave:
Kant, autoformação , ensino de filosofiaResumo
O objetivo deste artigo é argumentar que a noção de filosofar de Kant é uma atividade de autoformação, condição essencial para o desenvolvimento da autonomia. Os argumentos propostos pretendem contribuir com as discussões no campo do Ensino de Filosofia, sobretudo com as questões acerca da função e do objeto do ensino de filosofia. De acordo com Kant, a atividade filosófica deve ser estritamente não-doutrinária. Ao filosofar, os indivíduos devem conceber ideias (regulativas) por si mesmo, tais representações promovem uma visão a partir da qual os indivíduos agem e se posicionam no mundo. Nesse sentido, na perspectiva kantiana, a função do ensino de filosofia é promover a autonomia dos indivíduos a partir da autoformação, a qual contribui com o pluralismo, na medida que cada indivíduo deve produzir a sua visão de mundo.
Downloads
Referências
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. tradução Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
GALLO, Silvio; KOHAN, Walter. Crítica de alguns lugares-comuns ao se pensar a Filosofia no Ensino Médio. In: GALLO, Silvio; KOHAN, Walter. (Org.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 174-196.
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 6.ed. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
KANT, Immanuel. A paz perpétua e outros opúsculos. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1993..
KANT, Immanuel. O Conflito das faculdades. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1993.
KANT, Immanuel. Antropologia de um ponto de vista pragmático. Trad. Clélia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.
KANT, Immanuel. Opus Postumum. Trad. Eckart Förster e Michael Rosen. New York: Cambridge University Press, 1999.
KOHAN, Walter. O Ensino Da Filosofia Frente À Educação Como Formação. In: GALLO, Silvio; CORNELLI, Gabriele; DANELON, Márcio (Org.). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis, Vozes, 2003, p. 33-49.
LOPARIC, Zeljko. As duas metafísicas de Kant. Kant e-prints, Campinas, SP, Vol.2 n°3, 2003, p.1-10. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672552 . Acesso em 15 out. 2024
LOPARIC, Zeljko. Natureza Humana como domínio de aplicação da razão. Kant e-prints, Campinas, SP, Série 2, Vol.2 n°1, 2007, p.73-91. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/kant/article/view/8672650 . Acesso em 15 out. 2024
MARTIN, Fernando Barrére; VELASCO, Patrícia Del Nero. Filosofia e método em Kant: para além da dicotomia entre aprender filosofia e aprender a filosofar, In: Ensino de – qual? – filosofia : ensaios a contrapelo. VELASCO, Patrícia Del Nero, organizadora. – Marília : Oficina Universitária ; São Paulo : Cultura Acadêmica, 2019, p. 139-162.
OBIOLS, Guilhermo. Uma Introdução ao Ensino de Filosofia. Trad. Silvio Gallo e Walter Omar Kohan. Ijuí, Ed. Unijuí. 2002.
RAMOS, Cesar Augusto. Aprender a Filosofar ou Aprender a Filosofia: Kant ou Hegel? Trans/Form/Ação, São Paulo, 30(2): 197-217, 2007.
SANTOS, Ricardo Machado. Sobre os fins da razão: auto-formação e perfeição moral do homem no pensamento tardio de Kant. Tese de Doutorado. Campinas, UNICAMP, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.



