Notas para um ensino de filosofia desde o ponto de vista feminista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065789831

Palabras clave:

Ensino de filosofia, Cânone Filosófico, Feminismo

Resumen

O meu objetivo neste artigo é discutir a possibilidade de uma perspectiva feminista no ensino de filosofia. Parto da crítica ao cânone tradicional, composto majoritariamente por filósofos homens e que informa os currículos ora estudados, com a subsequente proposta de inclusão de mulheres filósofas. Defendo que docentes devem se atentar a métodos e escolhas pedagógico-feministas para que tenhamos, em sala de aula, um conhecimento mais completo e menos enviesado da história da filosofia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafaela Missaggia Vaccari, UFSM

Professora de Filosofia e Sociologia em pré-vestibulares. Graduada e Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Advogada. Graduada em Direito pela Universidade Franciscana (UFN). 

Citas

ANDERSEN, Margaret. Changing the curriculum in higher education. Signs: Journal of Women in Culture and Society, v. 12, n. 2, p. 222–254, 1987.

BERGES, Sandrine. On the outskirts of the canon: the myth of the lone female philosopher, and what to do about it. Metaphilosophy, v. 46, n. 3, 2015.

Blog Mulheres na Filosofia. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/. Acesso em: 10 out. 2024.

Émilie. Grupo de Pesquisa e Tradução. Disponível em: https://grupoemilie.com.br/. Acesso em: 13 nov. 2024.

Encyclopedia of Concise Concepts of Women Philosophers. Disponível em: https://historyofwomenphilosophers.org/ecc/#hwps. Acesso em: 10 out. 2024.

Escola As Pensadoras. Disponível em: https://aspensadoras.com.br/. Acesso em: 10 out. 2024.

GARDNER, Catherine Villanueva. Historical dictionary of feminist philosophy. Lanham: Scarecrow Press, 2006.

GORDON-ROTH, Jessica; KENDRICK, Nancy. Including early modern women writers in survey courses: a call to action. Metaphilosophy, v. 46, n. 3, p. 364–379, 2015.

Grupo de Escrita de Mulheres e Pessoas Trans na Filosofia. Disponível em: https://www.instagram.com/grupoescritafilo/. Acesso em: 13 nov. 2024.

HENNEMANN, Natasha; LESSA, Fabiana. Filósofas: o legado das mulheres na história do pensamento mundial. São Paulo: Maquinaria, 2022.

History of Women Philosophers and Scientists. Disponível em: https://historyofwomenphilosophers.org/. Acesso em: 10 out. 2024.

Laboratório de Filosofias Brasileiras. Disponível em: https://www.instagram.com/filosofiasbrasileiras/. Acesso em: 13 nov. 2024.

LEMOS, Fabiano (org.). As outras constelações: uma antologia de filósofas do romantismo alemão. Belo Horizonte: Relicário, 2022.

MUZART, Zahidé Lupinacci. A questão do cânone. Anuário de Literatura, v. 3, n. 3, p. 85–93, 1995.

NORDEN, Bryan W. Van. Taking back philosophy: a multicultural manifesto. New York: Columbia University Press, 2017.

PETTERSEN, Tove. Texts less travelled: the case of women philosophers. 2017. Disponível em: https://philpapers.org/rec/PETTLT-2. Acesso em: 3 dez. 2024.

Project Vox. Disponível em: https://projectvox.library.duke.edu/. Acesso em: 10 out. 2024.

PUGLIESE, Nastassja. Feminist pedagogies. In: DUARTE, Melina; LOSLEBEN, Katrin; FJØRTOFT, Kjersti (orgs.). Gender diversity, equity and inclusion in academia. Londres: Routledge, 2023.

PUGLIESE, Nastassja. Sobre o resgate de obras filosóficas escritas por mulheres e algumas implicações pedagógicas. Philia, v. 2, n. 2, p. 418–444, 2020.

PUGLIESE, Nastassja. A questão do cânone no ensino da história da filosofia. O que nos faz pensar, v. 28, n. 45, p. 402–413, 2019.

PUGLIESE, Nastassja. E as filósofas brasileiras? Esboço de uma história. In: STROHMEYER, Armin. Dez mulheres filósofas: e como suas ideias marcaram o mundo. Rio de Janeiro: Record, 2022. Pósfácio.

PUGLIESE, Nastassja; SECCO, Gisele. Teaching logic from a feminist point of view. [s.d.]. Manuscrito não publicado.

Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Disponível em: https://www.filosofas.org/. Acesso em: 10 out. 2024.

Red de Mujeres Filósofas de América Latina. Disponível em: https://reddem.org/pt/. Acesso em: 10 out. 2024.

SATTLER, Janyne. Cânone filosófico. Youtube, 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KFJjU810Oks&pp=ygUVamFueW5lIHNhdHRsZXIgY2Fub25l. Acesso em: 17 ago. 2024.

Série Investigação Filosófica. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/nepfil/serie-investigacao-filosofica/. Acesso em: 10 out. 2024.

SHAPIRO, Lisa; LASCANO, Mary. Early modern philosophy: an anthology. Peterborough: Broadview Press, 2021.

SHAPIRO, Lisa. Cânone, gênero e historiografia. In: PUGLIESE, Nastassja;

SECCO, Gisele; OLIVEIRA, Bernardo (eds.). Vozes: mulheres na história da filosofia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2024. p. 28–50.

SILVA, Mitieli Seixas da. Breve consideração sobre consciência e memória na história da filosofia. Youtube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5s2vI4BNVUI&t=6423s&ab_channel=Dafil-UFSM. Acesso em: 18 out. 2021.

STURZA, Raquel Brum. A filosofia como saber escolar no Brasil: uma história a partir dos livros escolares (1960–2018). Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, 2023.

Uma filósofa por mês. Disponível em: https://germinablog.wordpress.com/grupo-de-pesquisa-ensino-e-extensao-uma-filosofa-por-mes/. Acesso em: 10 out. 2024.

Vozes: Mulheres na história da filosofia. Disponível em: https://www.instagram.com/vozes.mulheresfilosofia/. Acesso em: 10 out. 2024.

VACCARI, Rafaela; LIMA, Cainã. O ensino de filosofia a partir de problemas: uma proposta para a educação popular. Thaumazein: Revista Online de Filosofia, v. 13, n. 25, p. 67–74, 2020.

WAITHE, Mary Ellen. A history of women philosophers. Volume 1: Ancient women philosophers 600 B.C.–500 A.D. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1987.

WAITHE, Mary Ellen. A history of women philosophers. Volume 2: Medieval, Renaissance and Enlightenment women philosophers A.D. 500–1600. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1989.

WAITHE, Mary Ellen. A history of women philosophers. Volume 3: Modern women philosophers, 1600–1900. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1991.

WAITHE, Mary Ellen. A history of women philosophers. Volume 4: Contemporary women philosophers 1900–today. Dordrecht: Springer Science+Business Media, 1995.

WAITHE, Mary Ellen. From canon fodder to canon-formation: how do we get there from here? The Monist, v. 98, n. 1, p. 21–33, 2015.

WAITHE, Mary Ellen. On not teaching the history of philosophy. Hypatia, v. 4, n. 1, p. 132–138, 1989.

WAITHE, Mary Ellen. Sex, lies, and bigotry: the canon of philosophy. In: THORGEIRSDOTTIR, Sigridur; HAGENGRUBER, Ruth (eds.). Methodological reflections on women’s contribution and influence in the history of philosophy. Cham: Springer, 2020. p. 3–19.

WARREN, Karen. An unconventional history of western philosophy: conversations between men and women philosophers. Lanham: Rowman & Littlefield, 2009.

WARREN, Karen. Rewriting the future: the feminist challenge to the malestream curriculum. Feminist Teacher, v. 4, n. 2/3, p. 46–52, 1989.

WITT, Charlotte. The recognition project: feminist history of philosophy. In: THORGEIRSDOTTIR, Sigridur; HAGENGRUBER, Ruth (eds.). Methodological reflections on women’s contribution and influence in the history of philosophy. Cham: Springer, 2020. p. 19–28.

WITT, Charlotte; SHAPIRO, Lisa. Feminist history of philosophy. In: ZALTA, Edward (ed.). The Stanford encyclopedia of philosophy, 2021. Disponível em: https://plato.stanford.edu/entries/feminism-femhist/. Acesso em: 10 out. 2024.

WUENSCH, Ana Miriam. Sobre mulheres, pensadoras e currículos de filosofia. In: RIBAS, Maria Alice Coelho (org.). Filosofia e ensino: a filosofia na escola. Ijuí: Unijuí, 2005.

Publicado

2025-07-14

Cómo citar

Vaccari, R. M. (2025). Notas para um ensino de filosofia desde o ponto de vista feminista. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 11(1), e6/01–25. https://doi.org/10.5902/2448065789831