Uma reflexão butleriana acerca do sujeito do ensino de filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065766505

Palavras-chave:

Enquadramento, Formação para a Cidadania, Judith Butler, Operações de Poder

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo dissertar sobre a noção de “formação para a cidadania”, entendida como uma das finalidades, segundo alguns documentos oficiais, do ensino de Filosofia no Educação Básica, à luz da noção de “enquadramento” elaborada pela filósofa Judith Butler. O enquadramento, a partir da conceituação da filósofa, está estritamente relacionado com a noção de operações de poder. Assim, os esquemas de reconhecimento e inteligibilidade de alguém são entendidos como valorações sociais que permitem a intelecção de alguns sujeitos em detrimento de outros. Com isso, levando em conta a argumentação da filósofa, pretende-se mostrar que o sujeito formado pela filosofia para a cidadania não passa de um sujeito subalterno às valorações sociais. Entretanto, ao que tudo indica, não são todos os sujeitos que estão aptos ao vir a ser cidadão, pois nem todos são reconhecidos como vida. Esse fenômeno da não universalidade do reconhecimento revela os mecanismos nos quais uma vida é produzida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albérico Araújo Sial Neto, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Reginaldo Clecio dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Professor mestre pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Referências

ASPIS, Renata Pereira Lima. O Professor de Filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica. Cedes, Campinas, v. 24, n. 64, p. 305-320.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2019.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

BUTLER, Judith. O Que é a Crítica? Um Ensaio Sobre a Virtude de Foucault. Tradução de Gustavo Hessmann Dalaqua. Cadernos de Ética e Filosofia Política, v. 1, n. 22, p. 159-179, 2013.

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, Judith. Vida Precária. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2019.

DELIGNY, Fernand. Vagabundos Eficazes. São Paulo: N-1, 2018a.

DELIGNY, Fernand. O Aracniano. São Paulo: N-1, 2018b.

DELIGNY, Fernand.Œvres. Paris:Les Éditions L’Arachenéen, 2018c.

FILHO, Juvenal S; Carvalho, Marcelo; Figueiredo, Vinicius. A BNCC e o futuro da filosofia no Ensino Médio – Hipóteses. ANPOF. Disponível em: http://www.anpof.org/portal/index.php/en/artigos-em-destaque/1584-a-bncc-e-o-futuro-da-filosofia-no-ensino-medio-hipoteses.

FOUCAULT, Michael. Vigiar e Punir. Lisboa: Edições 70, 2013.

FOUCAULT, Michael. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Paz&Terra, 2015.

GABOARDI, Ediovani A. Um Caminho para a Diversidade de Gênero no Ensino de Filosofia. In: DANNER, Leno; DANNER, Fernando (Orgs.). Ensino de Filosofia, Gênero e Diversidade: Pensando o Ensino de Filosofia na Escola. Porto Alegre: Editora Fi, 2014. P. 14-28.

GALLO, Sílvio. Metodologia do Ensino de Filosofia. Campinas: Papirus, 2012.

REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.

SARDÁ, Daniela N. A História do Ensino da Filosofia no Sistema Escolar Francês e Brasileiro. História da Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 56, p. 187-206.

SILVA, Elder Luan dos S.. Pânico Moral e as Questões de Gênero e Sexualidade na BNCC. Histórias, Histórias, Brasília, v. 8, n 16, p. 138-162, 2020.

SILVA, João Paulo de Lorena. Judith Butler e os Enquadramentos de Poder: uma análise dos discursos que circunscrevem os limites das vidas passíveis de luto. Sapere Aude, Belo Horizonte, v. 8, n. 15, p. 299-305, 2017.

SILVA, Robson Guedes da. Biopolítica, Precariedade e Educação: um ensaio de pensamento com Butler e Foucault. Linhas Críticas, v. 26, n., p. 1-17, 2020

Downloads

Publicado

2022-04-18

Como Citar

Sial Neto, A. A. ., & Santos, R. C. dos . (2022). Uma reflexão butleriana acerca do sujeito do ensino de filosofia. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 8, e4/1–13. https://doi.org/10.5902/2448065766505

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua