Customer Compliance: uma análise das publicações e proposição de uma agenda de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465980264

Palavras-chave:

Customer compliance, Conformidade do cliente, Customer centricity, Gestão contemporânea

Resumo

Objetivo: Complementarmente à reputada estratégia de centralidade no cliente (Customer Centricity), este artigo tem por objetivo analisar e compreender a temática de Customer Compliance que se apresenta como outra estratégia de relacionamento com o mercado no contexto da gestão contemporânea de marketing. Além disso, propõe-se uma agenda de pesquisa para impulsionar a aplicação e compreensão desse tema na sociedade. Design/ Metodologia/ Abordagem: Análise bibliométrica e Revisão Sistemática da Literatura utilizando-se da base de dados Scopus e Web of Science. Resultados: A partir da análise, tem-se como resultado: (a) novos modelos de negócios, especialmente aqueles envolvendo e-commerce, buscam aprimorar e expandir a adoção de customer compliance em seus processos, (b) customer compliance é um tema que está sendo cada vez mais utilizado em marketing e, consequentemente, está atraindo mais atenção dos acadêmicos para a produção de conhecimento sobre ele, (c) customer compliance é um tema com forte interação com a área de comportamento do consumidor, especialmente no setor de serviços, promovendo a co-criação de valor com as empresas por meio do compartilhamento da redução de custos devido à adesão a processos previamente estabelecidos. Originalidade/ valor: Com base em uma revisão bibliográfica rigorosa, este estudo apresenta uma análise abrangente sobre customer compliance, delineando suas definições e atributos-chave. Também sintetiza insights teóricos e práticos de artigos relevantes e explora três estruturas teóricas relacionadas à satisfação do cliente, relacionamentos entre clientes e funcionários, e comportamento do cliente, juntamente com as metodologias de pesquisa empregadas.

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Biografia do Autor

Luciana Faluba Damázio, Fundação Dom Cabral

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Fundação Dom Cabral.

Helena Belintani Shigaki, Centro Universitário de Belo Horizonte

Doutora em Administração, com ênfase em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2020) com período sanduíche na École des Hautes Études Commerciales de Montréal (HEC-Montréal/Canadá); Mestre em Administração, com ênfase em Gestão e Produtivismo Acadêmico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas - 2014); Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (PUC Minas - 2012) e; Graduada em Administração (PUC Minas - 2010). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. Pesquisadora em comportamento do consumidor, neurociência aplicada ao marketing, marketing social, emoções, tomada de decisão, gestão contemporânea de marketing, Marketing e Sociedade e, produtividade acadêmica. É membro do 'Núcleo de Pesquisa, Ensino em Marketing e Estratégias de Operações' da UFMG e do Projeto 'Gestão Contemporânea de Marketing' da Fundação Dom Cabral (FDC). Coordenadora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing Digital no Centro Universitário Unihorizontes. É editora-chefe na Revista Horizontes Interdisciplinares da Gestão (2020). Professora visitante em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Fundação Dom Cabral, PUC Minas e Faculdades Milton Campos e, de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFMG (Neurociências). Atuou, como professora e orientadora, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, no CEFET-MG, na PUC Minas, no Centro Universitário UNA, no UNIBH e no UNILESTE. Possui publicações em periódicos de alto impacto, além de artigos publicados em eventos nacionais e internacionais, com destaque para o Academy of Marketing, EGOS, TMS, IAMOT e EnANPAD. Co-fundadora e coordenadora (2016-2018) do Grupo NeuroFaces (Neurociências e suas interfaces) na UFMG.

João Luiz Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Damázio, L. F., Shigaki, H. B., Soares, J. L., & Gonçalves, C. A. (2024). Customer Compliance: uma análise das publicações e proposição de uma agenda de pesquisa . Revista De Administração Da UFSM, 17(4), e1. https://doi.org/10.5902/1983465980264

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